MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Brasil Salomão e Matthes participa da 8ª edição do Atlantic Connection
Evento internacional

Brasil Salomão e Matthes participa da 8ª edição do Atlantic Connection

Evento propõe explorar o atual cenário e as possibilidades de expansão de negócios por meio da internacionalização para a Europa, tendo Portugal como sua porta de entrada.

Da Redação

quarta-feira, 7 de agosto de 2024

Atualizado às 13:22

No próximo dia 9/8, acontece, em São Paulo, a 8ª edição do "Atlantic Connection 2024" - evento reconhecido no cenário internacional de negócios. O encontro será realizado na Casa de Portugal (Av. da Liberdade, 602 – Liberdade), das 8h30 às 18h. É direcionado a empresários brasileiros, que buscam expandir suas operações para Portugal. A programação diversificada contará com palestras de 30 especialistas que abordarão as oportunidades e desafios da internacionalização no mercado português distribuídos em 15 painéis. Sócios-advogados do Brasil Salomão e Matthes Advocacia participam de um dos debates, a partir das 10h. São eles: Fernando Senise (coordenador das unidades do escritório jurídico em Lisboa e Porto), Gabriel Prata (coordenador da unidade em São Paulo) e Evandro Grili, diretor executivo.

Neste painel, o advogado Evandro Grili fará uma breve apresentação institucional do Brasil Salomão; o advogado Fernando Senise tratará de assuntos como aspectos jurídicos de empreender entre Brasil e Portugal, vistos, abertura de empresa, tributação de pessoa física e de pessoa jurídica. Senise também abordará os temas de estruturas empresariais entre países e acordo de dupla tributação juntamente com advogado Gabriel Prata, que, por sua vez, tratará dos impactos da legislação brasileira sobre investimentos no exterior.

Para Senise, o evento é uma oportunidade para empresários e empreendedores que consideram o mercado europeu para internacionalização de seus negócios. "É o maior evento do Brasil nesse sentido. Oportunidade não apenas de entender, mas também de planejar essa evolução, com empresas e profissionais altamente qualificados, além de experientes nesse percurso cross-atlântico. Igualmente útil a quem, mesmo não pretendendo empreender, queira saber mais sobre investir, viver, trabalhar ou estudar em Portugal", destaca.

Gabriel Prata avalia que o evento trará ao empresariado uma consciência dos impactos tributários que sua pessoa física e/ou jurídica poderão sofrer a partir do efetivo investimento no exterior ou alteração de residência para o exterior. Ele salienta que a alteração de residência ou o movimento de abrir uma empresa no exterior podem implicar alteração de carga tributária no Brasil, além dos tributos que deverão ser pagos no país de destino - no caso, Portugal. "Nesse contexto, sempre importante lembrar que Brasil e Portugal possuem um acordo para evitar a dupla tributação de pessoas físicas e jurídicas que tenham relações ou atuem em ambos os países", comenta.

O encontro, que acontece anualmente, é promovido pela Atlantic Hub, empresa portuguesa que apoia empresários brasileiros na internacionalização de seus negócios para a Europa a partir de Portugal. A proposta é garantir aos participantes uma imersão por meio de uma agenda que reúne networking, palestras e painéis de debates, promovendo análise de mercado, desafios e soluções para a internacionalização, cases de sucesso de empresas brasileiras e inovação tecnológica. São esperados mais de 370 empresários presentes, além de 5 mil pessoas no espaço on-line, durante nove horas de evento.

Parceria consolidada

Evandro Grili, sócio e diretor executivo do escritório Brasil Salomão expressa que é uma honra, mais uma vez, o escritório participar do Atlantic Connection. "Este é um evento espetacular que gera uma verdadeira imersão para os empresários brasileiros para compreenderem melhor essa ponte entre Brasil e Portugal". O advogado enfatiza o valor da parceria que o escritório mantém com a Atlantic Hub que os une há anos. "Temos sinergia e experiências que se complementam, pois nosso escritório está no Brasil há 55 anos e há seis em Portugal. A equipe da Atlantic Hub trabalha com pesquisas, experiências de mercado e de gestão, desenvolve esse aculturamento em Portugal e, na verdade, na Europa para brasileiros que querem investir. E nós, trazemos um olhar jurídico simultâneo, mostrando como é a legislação no país europeu, quais são os benefícios, com toda orientação necessária", explica.

 (Imagem: Divulgação )

Evandro Grili, Gabriel Prata e Fernando Senise, sócios-advogados do Brasil Salomão e Matthes Advocacia.(Imagem: Divulgação )

Brasil Salomão e Matthes Advocacia

Patrocínio

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...