MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Justiça suspende lei de SP que cria programa Escola Cívico-Militar
Educação

Justiça suspende lei de SP que cria programa Escola Cívico-Militar

Para magistrado, decisão visa evitar prejuízos pela implementação do programa antes de uma decisão final sobre sua constitucionalidade.

Da Redação

quinta-feira, 8 de agosto de 2024

Atualizado às 12:38

O desembargador Luiz Antonio Figueiredo Gonçalves, do Órgão Especial do TJ/SP, suspendeu a eficácia da lei complementar estadual 1.398/24, que estabelece o programa Escola Cívico-Militar no Estado de São Paulo. A decisão suspende de forma imediata o programa até julgamento definitivo do STF sobre o tema.

O sindicato ajuizou uma ação direta de inconstitucionalidade alegando que a implementação do programa afronta diversos dispositivos da Constituição Federal.

Inicialmente, o pedido de liminar para suspensão da eficácia da lei foi indeferido no TJ/SP. No entanto, o relator reconsiderou sua decisão após nova análise dos autos e dos documentos apresentados.

Segundo o desembargador, a norma que institui o programa Escola Cívico-Militar impõe um modelo pedagógico que pode invadir a competência da União para legislar sobre diretrizes e bases da educação nacional, conforme o art. 22, inciso XXIV da CF/88.

O magistrado ressaltou que a participação de policiais militares da reserva como monitores escolares, prevista na lei, contraria o art. 206 da CF/88, que exige que profissionais da educação sejam admitidos por concurso público.

 (Imagem: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Desembargador suspendeu de forma imediata o programa até julgamento definitivo.(Imagem: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Além disso, ressaltou que o art. 144, § 5º, da CF/88 dispõe que as funções próprias dos policiais militares são o policiamento ostensivo e a preservação da ordem pública, sem mencionar a monitoração escolar.

"Não se cuida, desde já, de se impor a interpretação acerca da inconstitucionalidade da lei estadual que se questiona nesta ADI. Contudo, inegavelmente, há a controvérsias sobre o bom direito, que justifica a cautela neste instante, para que se defira a liminar reclamada, até decisão definitiva sobre o tema."

Assim, decidiu pela suspensão do Programa Escola Cívico-Militar do Estado de SP até que o Supremo Tribunal Federal julgue a ação, que trata do mesmo tema.

Confira aqui a decisão.

Patrocínio

Patrocínio

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA