MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Seguradora é condenada por cobrar valores não contratados em fatura
Indenização

Seguradora é condenada por cobrar valores não contratados em fatura

Colegiado ressaltou a falta de consentimento da parte autora para a contratação do serviço descontado.

Da Redação

sexta-feira, 9 de agosto de 2024

Atualizado às 11:37

3ª câmara Cível do TJ/PB condenou uma empresa seguradora ao pagamento de R$ 7 mil a título de indenização por danos morais devido a desconto indevido de parcela de seguro. 

Nos autos, o consumidor afirmou que o banco vem efetuando cobranças denominadas "serviço cartão protegido", sendo que jamais realizou contratação de tal serviço. Assim, pediu a devolução dos valores descontados indevidamente e indenização por danos morais.

Em 1ª instância, a indenização por danos morais foi negada. No entanto, a parte autora recorreu da decisão, buscando a reforma da sentença para que a empresa fosse condenada a pagar a indenização.

 (Imagem: Freepik)

Consumidor afirmou que não contratou serviço descontado em sua fatura.(Imagem: Freepik)

A desembargadora Maria das Graças Morais Guedes, relatora do processo, analisou o caso e não encontrou indícios de que a parte autora tivesse contratado o seguro.

"Não havendo a negociação pela parte autora, mostram-se inexistentes os débitos discriminados na inicial, caracterizando, assim, a responsabilidade civil da promovida, em razão de falha na prestação do serviço, conforme prevê o art. 14 do CDC, que se mostrou decisiva para o resultado lesivo, quando se esperava um dever de cuidado compatível com seu mister."

A desembargadora ressaltou o constrangimento sofrido pelo autor em razão dos descontos indevidos, o que evidencia a falha na prestação do serviço. "Evidenciado o ilícito do réu, caracterizado está o dano moral puro e o dever de indenizar, decorrente da responsabilidade objetiva com esteio na teoria do risco do empreendimento", concluiu.

Além da indenização por danos morais, a seguradora também foi condenada a devolver em dobro os valores cobrados indevidamente.

Confira aqui a decisão.

Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...