MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Candidata de concurso não notificada pessoalmente será reconvocada
Concurso público

Candidata de concurso não notificada pessoalmente será reconvocada

Desembargador afirmou que a ausência na comunicação violou os princípios da publicidade e da razoabilidade.

Da Redação

domingo, 18 de agosto de 2024

Atualizado em 27 de agosto de 2024 08:50

O desembargador do TJ/GO, Luiz Eduardo de Sousa, determinou que um município goiano faça nova convocação de uma candidata à vaga de secretária executiva que não foi notificada pessoalmente. Para o magistrado, a forma na qual a convocação se deu violou os princípios da publicidade e da razoabilidade.

A candidata afirmou que foi aprovada em 2º lugar em concurso público para o cargo de secretária executiva, mas, posteriormente, o certame foi cancelado pelo município por supostas irregularidades.  

Anos depois, o concurso foi reativado com um edital que concedeu apenas 10 dias para a posse, sendo a convocação feita somenta pelo DOU, sem notificação pessoal. Diante desse cenário, a candidata perdeu a convocação.  

 (Imagem: Freepik)

Desembargador do TJ/GO reconheceu a probabilidade do direito da autora e a inadequação da convocação apenas por DOU.(Imagem: Freepik)

Com isso, ajuizou ação pedindo uma nova convocação por meios pessoais de comunicação, bem como a reserva de uma vaga no cargo, por entender que a forma de convocação, contudo, foi ilegal.  

Ao avaliar a ação, o desembargador entendeu que a forma na qual a convocação se deu violou os princípios da publicidade e da razoabilidade.  

"Segundo a jurisprudência do STJ, a nomeação em concurso público após considerável lapso temporal da homologação do resultado final, sem a notificação pessoal do candidato interessado, viola os princípios da publicidade e da razoabilidade, não sendo suficiente a convocação para a fase posterior do certame por meio do DOU."  

Dessa forma, o desembargador concedeu liminar para determinar que o município promova nova convocação da autora por notificação pessoal, para tomar posse no concurso público, bem como a reserva de uma vaga no cargo.

O escritório Agnaldo Bastos Advocacia Especializada atua pela candidata.

Leia a decisão.

Agnaldo Bastos Advocacia Especializada

Patrocínio

Patrocínio

Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia

Escritório de advocacia Empresarial, Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia atua nas áreas Civil, Tributária e Trabalhista. Presta consultoria em diversos segmentos da Legislação Brasileira, tais como: Escrita Fiscal, Processo Civil e Alterações do Novo Código de 2002, Falências,...

PEGNOLATTO & OTERO CORRESPONDENCIA JURIDICA LTDA
PEGNOLATTO & OTERO CORRESPONDENCIA JURIDICA LTDA

Empresa especializada em diligências judiciais e extrajudiciais. Diferenciais: Emissão de Notas Fiscais | Pauta diária de diligências | Eficiência comprovada por nossos clientes | Suporte online, humanizado e contínuo via WhatsApp. Contate-nos: (31) 99263-7616

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA