MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. TJ/CE: Pessoa não-binária poderá alterar gênero em registro civil
Identidade

TJ/CE: Pessoa não-binária poderá alterar gênero em registro civil

Colegiado reafirmou a importância do respeito à identidade de gênero e à dignidade humana, ampliando os direitos reconhecidos a essa população.

Da Redação

quarta-feira, 21 de agosto de 2024

Atualizado às 16:03

A 4ª câmara de Direito Privado do TJ/CE decidiu, em favor de uma pessoa não-binária, reformar a decisão de 1ª instância que havia autorizado apenas a alteração do prenome, mantendo o gênero masculino em seu registro civil.

O que é não binário?
Uma pessoa não binária é aquela que não se identifica exclusivamente como homem ou mulher. Em vez disso, sua identidade de gênero pode ser uma combinação de ambos, nenhum dos dois, ou algo completamente diferente. O termo "não binário" é um guarda-chuva que engloba várias identidades de gênero fora do binário tradicional masculino-feminino, incluindo agênero, gênero fluido, bigênero, entre outras. Pessoas não binárias podem ter uma expressão de gênero variada e não conformista, e seu reconhecimento legal e social busca respeitar e validar sua identidade de gênero autêntica.

A parte recorrente buscava a inclusão do gênero neutro em seu documento, a fim de refletir integralmente sua identidade autodeclarada. No recurso, argumentou que a identidade de gênero transcende o binarismo tradicional de "masculino" e "feminino", abrangendo outras possibilidades, como o gênero não-binário.

Sustentou, ainda, que o direito à dignidade da pessoa humana, assegurado pela Constituição Federal, garante o reconhecimento e respeito à sua identidade em todas as instâncias, incluindo o registro civil.

 (Imagem: Brenda Blossom/AdobeStock)

Judiciário cearense reconhece direito de pessoa não-binária à retificação de gênero em registro civil.(Imagem: Brenda Blossom/AdobeStock)

O desembargador André Luiz de Souza Costa destacou a importância de se respeitar a dignidade humana e a livre expressão da identidade de gênero.

"Autorizar a retificação do registro civil, em atenção aos direitos da personalidade, corrobora com o princípio da veracidade dos registros públicos, na medida em que a alteração corresponde à realidade vivida pela pessoa não-binária e à sua autopercepção."

O magistrado defendeu que as decisões da Corte Constitucional brasileira, que garantem o direito à retificação de gênero nos registros civis de pessoas transgênero, devem ser aplicadas também às pessoas "não binárias".

Com a decisão, o registro civil da parte apelante será retificado para constar o gênero "não-binário", sem qualquer menção à mudança ou aos motivos que a justificaram nas certidões futuras.

O Tribunal omitiu o número do processo.

Informações: TJ/CE.

Patrocínio

Patrocínio

AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA
AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA

Uma gestão jurídica diferente, especializada na gestão de processos. Vantagens: Agilidade | Eficiência | Fatura única | Atendimento individualizado | Emissão de NF | Serviço auditado | Foco no cliente. Contate-nos.

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...