MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Advogados do Cescon Barrieu discutem declaração de igualdade salarial
Igualdade salarial

Advogados do Cescon Barrieu discutem declaração de igualdade salarial

Empresas com mais de 100 empregados tiveram até o último sábado, 31/8, para enviar a declaração de igualdade salarial ao Governo Federal.

Da Redação

segunda-feira, 2 de setembro de 2024

Atualizado em 4 de setembro de 2024 07:40

O Ministério do Trabalho e Emprego deve disponibilizar em setembro o segundo relatório de Transparência Salarial e Critérios Remuneratórios desse ano, que as referidas empresas deverão publicar em seus sites, redes sociais ou meios equivalentes até 30/9/24.

O relatório é fruto da lei de igualdade salarial, que passou a vigorar em 2023. A nova legislação obriga as empresas a enviarem essas informações semestralmente ao Ministério do Trabalho e Emprego. Além da divulgação dos relatórios pelas empresas, o Ministério do Trabalho e Emprego também publica um relatório semestral com dados gerais atinentes ao tema. 

Há diversas dúvidas operacionais e discussões judiciais a respeito do assunto, inclusive com decisões desobrigando algumas empresas a fazerem a divulgação. Na visão de alguns desembargadores dos TRFs da 3ª e da 6ª região, a divulgação das informações, embora bem-intencionada, deve ser implementada de forma que não prejudique a livre iniciativa, a concorrência justa e a proteção de dados dos empregados abrangidos pelo relatório.

"O relatório acaba não trazendo algumas informações que a lei previa inicialmente porque se viu uma série de sensibilidades em temas concorrenciais e de LGPD, por exemplo. As informações do relatório são mais condensadas e pouco efetivas para a discussão do tema e para atender o que era também objeto da lei", comenta Viviane Rodrigues, sócia da área Trabalhista do Cescon Barrieu Advogados

"A ideia era anonimizar ao máximo as informações, sem dados sensíveis e rastreáveis. Ao mesmo tempo, acaba não trazendo uma informação de qualidade, sem contexto. Os dados dizem, por exemplo, se a empresa tem ou não determinada política, mas não discute como essa política foi construída, o que está sendo feito", complementa Vinicius Castro, associado sênior do escritório.

 (Imagem: Freepik)

Advogados do escritório Cescon Barrieu Advogados discutem a declaração de igualdade salarial.(Imagem: Freepik)

A 1ª edição em vídeo do podcast "Cescon Barrieu Informa" abordou o assunto:

Cescon Barrieu Advogados

Patrocínio

AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA
AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA

Uma gestão jurídica diferente, especializada na gestão de processos. Vantagens: Agilidade | Eficiência | Fatura única | Atendimento individualizado | Emissão de NF | Serviço auditado | Foco no cliente. Contate-nos.

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA