MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Justiça responsabiliza sócios da 123 Milhas por cancelamento de viagem
IDPJ

Justiça responsabiliza sócios da 123 Milhas por cancelamento de viagem

A juíza determinou que, diante da incapacidade financeira da empresa de turismo, o patrimônio dos sócios também fosse alcançado para garantir o ressarcimento aos consumidores.

Da Redação

terça-feira, 3 de setembro de 2024

Atualizado às 10:57

A juíza de Direito Gabriela Jardon Guimarães de Faria, da 6ª vara Cível de Brasília/DF, determinou que a empresa 123 Viagens e Turismo Ltda, atualmente em recuperação judicial, devolva a quantia de R$ 2.281,61 aos consumidores que adquiriram passagens aéreas para o trecho Brasília-Lisboa e não receberam os bilhetes. Além disso, a empresa foi condenada ao pagamento de R$ 5 mil a título de indenização por danos morais para cada um dos autores da ação.

A decisão destacou-se pela inclusão, no polo passivo, dos sócios da 123 Milhas, Ramiro Julio Soares Madureira e Augusto Julio Soares Madureira, que foram responsabilizados solidariamente pelo ocorrido.

O caso teve início quando os consumidores adquiriram passagens aéreas promocionais junto à 123 Viagens, mas foram informados posteriormente de que os bilhetes não seriam emitidos e que o valor pago seria restituído em forma de vouchers. Insatisfeitos com essa solução, os consumidores ingressaram com ação judicial, pleiteando a devolução do valor em espécie e uma indenização por danos morais.

Em sua defesa, a 123 Viagens argumentou que o processo deveria ser suspenso em razão de sua recuperação judicial e devido à existência de ações coletivas que tratam de temas semelhantes. No entanto, a juíza afastou essas alegações, ressaltando que a recuperação judicial não impede o prosseguimento de ações de conhecimento, mas apenas de execuções. Além disso, a magistrada entendeu que a suspensão do processo em razão de ações coletivas é uma prerrogativa do consumidor, que neste caso não a requereu.

Um dos pontos centrais da decisão foi a responsabilização solidária dos sócios da 123 Milhas. A juíza considerou que havia evidências suficientes para afirmar a existência de um grupo econômico entre a 123 Viagens e a Novum Investimentos Participações S/A, da qual os sócios Ramiro e Augusto são também responsáveis.

Com base na teoria menor da desconsideração da personalidade jurídica, prevista no CDC, a magistrada determinou que, diante da incapacidade financeira da empresa de turismo, o patrimônio dos sócios também fosse alcançado para garantir o ressarcimento aos consumidores.

 (Imagem: Freepik | Arte Migalhas)

Justiça responsabiliza sócios da 123 Milhas por cancelamento de viagem.(Imagem: Freepik | Arte Migalhas)

No mérito, a juíza destacou que a relação jurídica entre as partes configura uma típica relação de consumo, na qual a responsabilidade do fornecedor é objetiva. Considerando que a empresa cancelou unilateralmente as passagens sem qualquer justificativa legal, a magistrada determinou a devolução do valor pago e o pagamento de indenização por danos morais, entendendo que os consumidores foram submetidos a uma situação de frustração e desassossego que ultrapassa o mero aborrecimento.

Posteriormente, em decisão interlocutória, foi dado início ao cumprimento de sentença, com a intimação da 123 Viagens e de seus sócios para pagamento do débito. A magistrada determinou ainda a realização de pesquisas em sistemas como Sisbajud, Renajud, Infojud e e-RIDF para identificar bens dos devedores passíveis de penhora, incluindo veículos e imóveis. Caso não sejam encontrados bens, a execução poderá ser suspensa por um ano, com suspensão do prazo prescricional.

O caso foi patrocinado pelo advogado João Bosco Scarcela.

Leia a sentença e a decisão interlocutória.

Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA