MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. TJ/MT suspende lei que permitia postos de combustíveis perto de escolas
Segurança

TJ/MT suspende lei que permitia postos de combustíveis perto de escolas

Suspensão visa proteger a segurança de crianças e adolescentes.

Da Redação

quinta-feira, 5 de setembro de 2024

Atualizado às 10:45

O TJ/MT suspendeu lei municipal que permitia a construção de postos de combustíveis a uma distância inferior a 200 metros de escolas e creches em Cuiabá. Colegiado considerou a segurança de crianças e adolescentes. 

Em 2015, foi publicado o art.88, inciso II, da LC 389/15, com redação conferida pela LC 529/23, do município de Cuiabá/MT, que alterava a legislação anterior, retirando a proibição da construção de postos de combustíveis próximos às escolas.

 (Imagem: Freepik)

TJ/MT suspende lei que permite a construção de postos de combustíveis perto de escolas.(Imagem: Freepik)

Indignado, o procurador-geral de Justiça, Deosdete Cruz Junior, ajuizou uma ADIn, questionando a lei municipal por proteção as escolas e creches da cidade.

A mudança feita pela gestão municipal "desconsiderou a proteção conferida pela legislação anterior que, sem nenhuma justificativa, excluiu as escolas e creches do distanciamento dos postos de combustível e, por assim ser, caracterizada a violação ao Princípio da Proteção Integral da Criança e do Adolescente".

Diante dos argumentos apresentados, o relator da ação, desembargador Paulo da Cunha, entendeu que a lei municipal violava a Constituição Federal e Estadual, colocando em risco a segurança de crianças e adolescentes. 

"Pelo exposto, concedo a medida cautelar pleiteada para suspender a eficácia do artigo 88, inciso II, da Lei Complementar n. 389/2015, com redação conferida pela Lei Complementar n. 529/2023, do Município de Cuiabá, até o julgamento do mérito da presente ação direta de inconstitucionalidade. Comunique-se ao Prefeito do Município de Cuiabá para ciência do cumprimento desta decisão e para prestar as informações que julgar necessárias."

Os demais desembargadores seguiram, por unanimidade, o voto do relator.

O Tribunal não divulgou o número da ação.

Com informações do TJ/MT.

Patrocínio

Patrocínio

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...