MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Para Nunes Marques, bloqueio do X é tema sensível e deve ir a plenário
Bloqueio do X

Para Nunes Marques, bloqueio do X é tema sensível e deve ir a plenário

O ministro pediu manifestações formais da AGU e PGR sobre a suspensão da plataforma X, considerando a controvérsia constitucional sensível e de grande impacto social.

Da Redação

quinta-feira, 5 de setembro de 2024

Atualizado às 15:17

O ministro Nunes Marques, do STF, solicitou a manifestação da Advocacia-Geral da União e um parecer da Procuradoria-Geral da República a respeito de ações que questionam decisões tomadas no caso da suspensão da plataforma X, anteriormente conhecida como Twitter, em território nacional.

As ADPFs 1.188 e 1.190, apresentadas pelo partido Novo e pelo Conselho Federal da OAB, respectivamente, tratam da matéria. O partido questiona a decisão do ministro Alexandre de Moraes – confirmada pela 1ª turma do Tribunal – que determinou a suspensão da plataforma em todo o país. 

A suspensão se deu em razão do reiterado descumprimento, pela empresa, de decisões da Corte e do não pagamento de multas fixadas.

Por sua vez, a OAB contesta especificamente o ponto da decisão que impõe a aplicação de multas diárias no valor de R$ 50 mil a pessoas e empresas que burlarem a suspensão da plataforma por meio da utilização de redes virtuais privadas (VPN).

 (Imagem: Carlos Moura/SCO/STF)

Nunes Marques vê tema "sensível" e pede manifestações em bloqueio do X.(Imagem: Carlos Moura/SCO/STF)

Em seu despacho, o ministro Nunes Marques considerou que a controvérsia constitucional em questão apresenta grande sensibilidade e implicações para a ordem pública e social.

O ministro ressaltou, ainda, que o caso já conta com pronunciamento da 1ª turma do STF e que, portanto, uma eventual decisão deve ser tomada com cautela redobrada, após as manifestações das autoridades competentes e do Ministério Público Federal.

Diante disso, foi aberto o prazo de cinco dias para que a AGU e a PGR se manifestem, conforme previsto no art. 5 da lei 9.882/99.

Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...