MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. D Raízes completa 6 anos com debate sobre equidade racial no Demarest
Evento

D Raízes completa 6 anos com debate sobre equidade racial no Demarest

Evento vai discutir o racismo do ponto de vista jurídico e social e como construir ambientes mais representativos no mercado de trabalho e na sociedade.

Da Redação

quinta-feira, 12 de setembro de 2024

Atualizado às 07:15

O D Raízes, iniciativa que promove a inclusão e a equidade racial/étnica no Demarest Advogados e no mercado jurídico, completa seis anos hoje, 12/9, com um encontro para discutir o racismo do ponto de vista jurídico e social.

O racismo existe porque é um crime previsto em lei ou porque todas as raças têm direito de serem respeitadas como equidade?

O tema foi tratado em artigo pelo advogado Wallace Oliveira, da área de Direito Imobiliário do Demarest, que estará no encontro para conversar com os profissionais do escritório.

"Positivismo Jurídico e Hierarquia das Leis: Racismo é crime porque a lei positiva de um país o diz ou porque as diversas raças são um dado natural, todas tendo direito ao respeito enquanto humanas?" faz parte da obra coletiva "Equidade Racial: um debate necessário" que reúne escritores e escritoras negros do setor jurídico, com artigos essenciais para o debate sobre a justiça racial na sociedade brasileira.

"É importante dar visibilidade a essa temática tão urgente e necessária não somente no aspecto de cultura organizacional, mas sim como uma ferramenta de protagonismo e de transformação. Iniciativas como essa podem ajudar a fomentar o debate nas empresas e em outros escritórios, porque também há vozes negras nesses ambientes e que certamente estão prontas para contar um pouco de sua história", destaca Wallace.

A conversa terá mediação de Quezia Araújo Isaías, analista da área de marketing, e Karina Miranda, advogada da área de Resolução de Disputas.

 "O D Raízes vem construindo ao longo desses últimos seis anos importantes eventos e debates que dão voz e respeitam as narrativas negras, reconhecendo a população negra e seu papel de protagonismo na nossa história. Esse é só o começo de um longo caminho que ainda temos pela frente para tornar a sociedade e nosso setor mais justos e inclusivos, respeitando, de fato, a diversidade", diz Marcello Pedroso, sócio da área tributária do Demarest e sponsor do D Raízes.

O advogado Robson de Oliveira, um dos fundadores do D Raízes e coordenador geral do Projeto Incluir Direito, destaca que "o evento consolida a missão do D Raízes como um espaço de reflexão, aprendizado e ação, para que possamos pensar a inclusão racial em todas as suas dimensões, levando informação e enriquecendo a cultura organizacional do escritório". O Projeto Incluir Direito faz um trabalho conjunto com as universidades e os escritórios apoiadores da iniciativa, como o Demarest, para gerar oportunidades para jovens negros estudantes dos cursos de Direito, criando uma rede de apoio e incentivando o crescimento profissional e pessoal dos participantes.

Ações no Demarest com foco na DE&I:

Criado em 2018 como parte da iniciativa D Impacto (vertente que reúne diversos grupos e ações para promover a DE&I de gênero, na comunidade LGBT+, liberdade religiosa), o D Raízes tem avançado nas pautas raciais para promover o debate e ações práticas na inclusão racial e étnica no escritório e no setor jurídico.

Desde a sua criação, o grupo já fez diversas ações como a criação de vagas afirmativas; adesão à Aliança Jurídica pela Equidade Racial; escuta ativa com talentos negros do escritório para melhorar práticas e processos, além de fornecer subsídio para o aprimoramento técnico de colaboradores negros e negras. O grupo também participou do projeto nacional de inclusão de jovens negras e negros no mercado de trabalho do Ministério Público do Trabalho (MPT).

Outras iniciativas

Além de promover a diversidade, a inclusão e a busca pela equidade racial por meio do D Raízes, o Demarest também faz parte da Aliança Jurídica pela Equidade Racial, iniciativa formada por 13 escritórios de advocacia do país.

Com o objetivo de fortalecer um movimento global de empresas em prol de um mundo mais justo e igualitário, o Demarest também se uniu ao Pacto Global da ONU - Rede Brasil. A iniciativa de sustentabilidade corporativa está alinhada à missão de promover um mercado de trabalho mais justo e igualitário, com grande impacto social.

O Pacto Global da ONU propõe dez princípios universais nas áreas de Direitos Humanos, Trabalho, Meio Ambiente e Anticorrupção - entre eles, o de eliminar a discriminação no emprego.

 (Imagem: Divulgação)

(Imagem: Divulgação)

Demarest Advogados

Patrocínio

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA