MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. STF volta a julgar recursos da revisão da vida toda na próxima semana
Previdenciário

STF volta a julgar recursos da revisão da vida toda na próxima semana

Recursos contestam decisão do Supremo que impediu revisão da vida toda das aposentadorias do INSS.

Da Redação

quinta-feira, 12 de setembro de 2024

Atualizado às 11:29

No próximo dia 20, sexta-feira, STF retomará, no plenário virtual, análise de dois recursos opostos contra decisão da Corte que impediu a revisão da vida toda para aposentadorias concedidas pelo INSS.

Em março deste ano, o Supremo, ao julgar as ADIns 2.110 e 2.111, decidiu que os aposentados não têm o direito de escolher a regra mais vantajosa para o recálculo de seus benefícios, por 7 votos a 4. 

Essa decisão anulou deliberação anterior da Corte que era favorável à revisão da vida toda. A mudança de entendimento ocorreu porque, na ocasião, os ministros julgaram duas ações de inconstitucionalidade contra a lei 8.213/91, e não o RE 1.276.977 no qual os aposentados haviam obtido o direito à revisão. 

Ao declararem a constitucionalidade das regras previdenciárias, a maioria dos ministros considerou que a regra de transição é obrigatória e não pode ser escolhida pelos aposentados com base no cálculo mais benéfico.

 (Imagem: Antonio Molina/Folhapress)

STF retomará julgamento de recursos contra decisão que negou revisão da vida toda a aposentados do INSS.(Imagem: Antonio Molina/Folhapress)

Destaque cancelado

A decisão de retomar a análise no plenário virtual foi proferida, na última semana, pelo ministro Alexandre de Moraes, que cancelou o pedido de destaque, o qual visava suspender o julgamento e transferi-lo para o plenário físico. 

Até o pedido de destaque, o relator, ministro Nunes Marques, acompanhado pelos ministros Cristiano Zanin, Flávio Dino e pela ministra Cármen Lúcia, votaram pela rejeição dos recursos do Ieprev - Instituto de Estudos Previdenciários e da CNTM - Confederação Nacional dos Trabalhadoras Metalúrgicos.  

Os embargos foram interpostos visando esclarecer pontos do julgamento anterior e solicitar que a Corte reconsidere a decisão de março ou, ao menos, assegure a aplicação da revisão da vida toda para aqueles que já têm ações em andamento na Justiça. 

O término da análise no ambiente virtual está previsto para o dia 27/9.

Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS tem atuação na área empresarial trabalhista