MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Juiz assegura candidatura de vereador em decisão-poema
Versos jurídicos

Juiz assegura candidatura de vereador em decisão-poema

Usando abordagem sensível, magistrado destacou que baixa escolaridade não deve ser impedimento para exercício da cidadania.

Da Redação

quinta-feira, 12 de setembro de 2024

Atualizado às 14:39

Em manifestação criativa, o juiz eleitoral José de Souza Brandão Neto, da 123ª zona Eleitoral de Araci/BA, desprendeu-se do formalismo jurídico e proferiu decisão-poema para assegurar a um cidadão com baixa escolaridade o direito de se candidatar ao cargo de vereador.

A candidatura havia sido impugnada sob a alegação de que o candidato da chapa "Juntos Somos Mais Fortes", composta pelos partidos Republicanos, PSB, Avante, PSD e PL de Teofilândia/BA, não possuía a escolaridade mínima exigida para concorrer ao pleito eleitoral.

Ao analisar o pedido, o magistrado havia sentenciado no sentido de permitir a candidatura, tendo em vista a comprovação da escolaridade pelo candidato.

Entretanto, fora do prazo processual, uma coligação adversária peticionou insistindo na hipótese do analfabetismo.

O juiz, então, em linguagem poética, reafirmou a sentença anteriormente proferida, assegurando a participação do candidato, destacando os desafios do analfabetismo no Brasil e as garantias do exercício democrático eleitoral.

 (Imagem: Decisão judicial)

Juiz Eleitoral da Bahia redigiu sentença em forma de poema.(Imagem: Decisão judicial)

Em uma estrofe, juiz lembrou que, segundo a jurisprudência do TSE, não basta ser analfabeto funcional para ser considerado inelegível. Avaliou que a CNH anexa ao processo, como prova de escolaridade, afastaria a alegação de analfabetismo.

Ainda, acrescentou, à decisão-poema, dados a respeito do analfabetismo no país, que atinge mais de 9 milhões de pessoas.

O magistrado destacou que, mesmo àqueles que vivem em regiões com menos acesso à educação formal, é imprescindível garantir o direito ao voto e à candidatura. Ao final, afirmou que a impedir com base na baixa escolaridade seria limitar o poder de representação de regiões mais carentes, como o interior da Bahia.

Nesses termos, o juiz acolheu parecer do MPE e rejeitou a impugnação, garantindo a candidatura do cidadão.

Veja a íntegra da decisão-poema.

Patrocínio

Patrocínio

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...