MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Resultado do Sorteio da obra "Cultura de Precedentes e o Papel do Superior Tribunal de Justiça"
Promoção

Resultado do Sorteio da obra "Cultura de Precedentes e o Papel do Superior Tribunal de Justiça"

A obra organiza todos os complexos institutos que cercam a temática dos casos repetitivos desempenhado pelo STJ.

Da Redação

terça-feira, 17 de setembro de 2024

Atualizado em 25 de setembro de 2024 10:26

A obra "Cultura de Precedentes e o Papel do Superior Tribunal de Justiça" (Editora Juspodivm 222p.) escrito por André Macedo De Oliveira (BMA Advogados), obra pretende alinhar de forma prospectiva a problemática a ser enfrentada pelo STJ e outros atores na concretização de uma cultura de precedentes no sistema processual civil brasileiro. 

O autor, com notável habilidade e extrema dedicação, conseguiu sistematizar e organizar de maneira clara e precisa os complexos institutos que envolvem a temática dos casos repetitivos, destacando o papel fundamental do STJ na consolidação do sistema de precedentes no Direito brasileiro.

A obra é estruturada em três partes bem elaboradas. A primeira aborda o processo civil no contexto da crise do Poder Judiciário no Brasil; a segunda trata do sistema de precedentes no Direito Processual brasileiro e da função do Superior Tribunal de Justiça; e, por fim, a terceira parte analisa os desafios para a consolidação de uma cultura de precedentes no Direito Processual brasileiro, especialmente no âmbito do STJ.

 (Imagem: Arte Migalhas)

Sorteio da obra "Cultura de Precedentes e o Papel do Superior Tribunal de Justiça"(Imagem: Arte Migalhas)


Sobre o autor

André Macedo de Oliveira é professor Adjunto da Faculdade de Direito da Universidade de Brasília (UnB). Pós-Doutor em Direito Processual Civil pela Faculdade de Direito da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Doutor e Mestre em Direito pela Faculdade de Direito da UnB. Desembargador Titular do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF) no biênio 2016-2018. Membro do Instituto Brasileiro de Direito Processual (IBDP), da Associação Brasiliense de Direito Processual Civil (ABPC) e do Instituto dos Advogados do Distrito Federal (IAB-DF). Exerceu os cargos de Secretário Nacional de Justiça Adjunto do Ministério da Justiça, na gestão do Ministro Márcio Thomaz Bastos, de Chefe de Gabinete da SNJ-MJ e de Assessor de Ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Foi membro da Comissão de Assuntos Institucionais da OAB-DF. Advogado em Brasília.

-----

Ganhador

Antonio Carlos Dantas Ribeiro, de Brasília/DFBMA Advogados

Patrocínio

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA