MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Grupo de especialistas analisa Código de Processo do Trabalho
CPT

Grupo de especialistas analisa Código de Processo do Trabalho

Liderado por Ana Paula de Raeffray e Franco Brugioni, grupo de trabalho é composto por renomados profissionais para discutir os principais pontos de segurança jurídica e equilíbrio nas relações trabalhistas.

Da Redação

terça-feira, 1 de outubro de 2024

Atualizado às 16:49

O escritório Raeffray Brugioni Sociedade de Advogados,  liderado pela sócia Ana Paula de Raeffray e Franco Brugioni, organizou um grupo de trabalho composto por renomados profissionais do direito do trabalho e do direito processual civil e trabalhista para analisar o recém apresentado anteprojeto de criação do Código de Processo do Trabalho (CPT). 

O objetivo é oferecer contribuições ao Poder Legislativo para aprimorar o texto e garantir maior segurança jurídica e equilíbrio entre as partes envolvidas nas disputas trabalhistas.

Grupo de especialistas vai analisar o anteprojeto de criação do Código de Processo do Trabalho. (Imagem: Marcelo Camargo - Agência Brasil)

Grupo de especialistas vai analisar o anteprojeto de criação do Código de Processo do Trabalho.(Imagem: Marcelo Camargo - Agência Brasil)

O Brasil atualmente não possui um Código de Processo do Trabalho, e as lacunas processuais na legislação são supridas por dispositivos da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e pelo Código de Processo Civil (CPC). A criação de um código específico, segundo o anteprojeto apresentado recentemente ao Senado Federal, tem o objetivo de modernizar e consolidar as normas processuais trabalhistas, abordando temas essenciais como a função jurisdicional, os atos processuais e os meios de impugnação de decisões judiciais.

O grupo de trabalho do Raffrey e Brugioni Advogados foi formado com o propósito de examinar os 991 artigos do anteprojeto, que trata de diversas questões processuais trabalhistas, como os processos de conhecimento, execução e as disposições finais e transitórias. A percepção inicial dos especialistas é de que o texto ainda precisa de ajustes para garantir um equilíbrio maior entre trabalhadores e empregadores, além de assegurar uma maior segurança jurídica nas decisões.

As análises realizadas pelo grupo de trabalho serão divulgadas periodicamente e o relatório final entregue ao Senado Federal. Essas contribuições visam não apenas aperfeiçoar o anteprojeto, mas também promover debates entre juristas, sociedade civil e legisladores.

Raeffray Brugioni Sociedade de Advogados

Patrocínio

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...