MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Consumidora que questionou empréstimo feito com selfie pagará má-fé
Condenação

Consumidora que questionou empréstimo feito com selfie pagará má-fé

Mulher alegava desconhecer empréstimo consignado, mas banco comprovou contratação regular com assinatura digital.

Da Redação

sexta-feira, 4 de outubro de 2024

Atualizado às 17:47

Consumidora que questionou contrato de empréstimo foi condenada por má-fé após banco comprovar que a contratação foi assinada por meio de biometria facial. Decisão da juíza de Direito Myllenne Sandra Cavalcante Calheiros de Melo Moreira, da 1ª vara de Senador La Rocque/MA, considerou que a mulher não conseguiu demonstrar qualquer fraude ou má prestação de serviços pela instituição financeira.

A autora afirmava que o empréstimo, lançado em sua conta bancária em julho de 2021, foi realizado sem seu conhecimento.

O banco, em sua defesa, apresentou o contrato devidamente assinado por meio de biometria facial, além de documentos que comprovaram a transferência dos valores para a conta da autora.

 (Imagem: Freepik)

Consumidora alegou desconhecer empréstimo firmado por biometria.(Imagem: Freepik)

Com base nessas provas, a magistrada concluiu que o empréstimo foi regularmente contratado e que a autora não conseguiu demonstrar qualquer fraude ou má prestação de serviços pela instituição financeira.

A sentença destacou que, embora a autora tenha afirmado não ter realizado o empréstimo, o contrato foi assinado digitalmente e a operação foi comprovada por meio de uma selfie capturada no momento da contratação. A juíza também mencionou que o banco forneceu todas as informações necessárias, incluindo a transferência dos valores para a conta da autora, descaracterizando qualquer irregularidade.

Diante disso, a magistrada julgou improcedentes os pedidos da autora e a condenou por litigância de má-fé, aplicando uma multa de 2% sobre o valor da causa, corrigido, além de custas processuais e honorários advocatícios, fixados em 15%. 

O escritório Parada Advogados atua no caso.

Veja a decisão.

Parada Advogados

Patrocínio

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA