MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Justiça do Trabalho pode executar acordo entre MPT e município sobre trabalho infantil
TST

Justiça do Trabalho pode executar acordo entre MPT e município sobre trabalho infantil

Para a SDI-1, a execução do TAC está ligada a questões trabalhistas, especialmente aos direitos fundamentais de crianças e adolescentes.

Da Redação

segunda-feira, 7 de outubro de 2024

Atualizado às 09:38

SDI-1 - Subseção I Especializada em Dissídios Individuais do TST decidiu que a Justiça do Trabalho é competente para executar um TAC - Termo de Ajuste de Conduta firmado entre o município de Magalhães de Almeida/MA e o MPT. O TAC visa implementar políticas públicas para erradicar o trabalho infantil e regulamentar o trabalho adolescente. O colegiado ressaltou o papel da Justiça do Trabalho na interpretação e aplicação de normas constitucionais, internacionais e internas relacionadas ao tema.

O julgamento ocorreu em resposta a embargos do MPT contra uma decisão anterior da 5ª turma do TST, que havia entendido que as cláusulas do TAC, por tratarem de políticas públicas, não estavam sob a competência da Justiça do Trabalho, uma vez que o município não atuava como tomador direto de serviços. Contudo, a 8ª turma do TST havia decidido de forma diferente em um caso semelhante, o que levou a questão à SDI-1, encarregada de uniformizar a jurisprudência.

 (Imagem: Valter Campanato/Agência Brasil)

Justiça do Trabalho pode executar acordo entre MPT e município para combater trabalho infantil.(Imagem: Valter Campanato/Agência Brasil)

Questões trabalhistas envolvidas

O relator, ministro Cláudio Brandão, explicou que, após a EC 45/04, a competência da Justiça do Trabalho não está restrita a disputas entre empregado e empregador. Ele destacou que a execução do TAC está diretamente ligada a questões trabalhistas, especialmente aos direitos fundamentais de crianças e adolescentes, e que, por esse motivo, o caso não deveria ser remetido à Justiça comum. Segundo o ministro, é o critério material que confere à Justiça do Trabalho a responsabilidade de garantir a efetividade das medidas previstas no acordo.

Com a decisão unânime, o processo retornará à vara do Trabalho de Chapadinha/MA para prosseguimento.

Veja o acórdão.

Patrocínio

Patrocínio

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...