MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. MP não vê lavagem de dinheiro em inquérito contra Gusttavo Lima
Bets

MP não vê lavagem de dinheiro em inquérito contra Gusttavo Lima

Para o parquet, venda da aeronave e dinheiro apreendido, por si sós, não indicam ilegalidade configuradora de crime de lavagem de dinheiro.

Da Redação

quinta-feira, 10 de outubro de 2024

Atualizado em 11 de outubro de 2024 10:47

O MP/PE emitiu parecer apontando que as acusações contra o cantor Gusttavo Lima não indicam ilegalidade configuradora de crime de lavagem de dinheiro. O parquet ainda afirmou a incompetência do juízo de PE quanto à ligação do cantor com VaideBet, defendendo que o caso seja enviado para Campina Grande/PB, local em que está sediada a empresa.

De acordo com o parecer, o Ministério Público ressaltou que as quantias recebidas pela Balada Eventos, referente à venda de aeronave, embora haja divergências entre as datas da assinatura eletrônica do distrato e a venda posterior da aeronave, isso, por si só, não configura crime de lavagem de dinheiro.

Além disso, afirmou que a devolução integral dos valores pagos pela HSF Entretenimento à Balada Eventos reforça a ausência de ilicitude no negócio.

Quanto aos valores em espécie apreendidos guardados no cofre da empresa, o MP afirmou que não há indícios que comprovem que o dinheiro seja oriundo de atividades ilícitas, como jogos ilegais, conforme suspeitas iniciais.

O parquet destacou que a simples posse do dinheiro, sem provas concretas de sua origem ilícita, não é suficiente para imputar a prática de lavagem de dinheiro.

Por fim, o MP/PE afirmou a incompetência do juízo de Pernambuco para julgar a ligação do cantor com Vaidebet, defendendo que a investigação seja transferida para a comarca de Campina Grande/PB, onde está sediada a empresa.

  • Processo: 0104204-24.2024.8.17.2001

Em nota, a defesa do cantor informou que o parecer emitido pelo MP/PE reflete a convicção de que o artista e suas empresas não cometeram nenhum crime de lavagem de dinheiro, organização criminosa e exploração de jogos ilegais. 

"Reflete também que todas as operações comerciais realizadas com as empresas envolvidas na investigação foram pautadas por contratos e comprovantes bancários, e que o valor apreendido no cofre da Balada Eventos não pode ser atribuído a exploração de jogos ilegais ou qualquer outro crime. Cabe ressaltar que a defesa do cantor já havia enviado à Justiça extratos bancários que comprovam que os valores são fruto de saques da própria conta corrente da empresa."

 (Imagem: Reprodução/TV Migalhas)

MP vê fragilidade de inquérito contra Gusttavo Lima e incompetência do juízo.(Imagem: Reprodução/TV Migalhas)

"Nem sei como lava dinheiro"

Nesta semana, o cantor Gusttavo Lima deu entrevista exclusiva ao Migalhas, na qual afirmou que "nem sabe como lava dinheiro". Ele não escondeu o desejo de esclarecer, para quem for preciso, tudo o que envolve sua vida profissional e financeira, as quais, assegura, estão absolutamente em ordem: "- Nunca negociei minha paz."

Em momentos de desabafo, ele expressa uma indignação genuína diante das acusações, e relembra a origem humilde - a mãe lavadeira e o pai tratorista - dizendo que o maior legado que recebeu deles foi a honestidade.

"Contra documentos não há argumentos", disse ainda o cantor ao reafirmar, à reportagem do Migalhas, a licitude de suas atividades.

Relembre

O cantor é alvo de investigação que mira jogos online, e diz ter sido surpreendido com mandado de prisão - que foi revogado antes mesmo de ser cumprido.

Em entrevista exclusiva, o artista disse que apresentou à Justiça notas fiscais e contratos, e que tem agido desde o início de boa-fé para prestar os esclarecimentos necessários.

Gusttavo Lima afirma que, em 2022, quando firmou contrato de imagem com a empresa de apostas, não havia qualquer indício de ilicitude, e que cumpriu o contrato conforme estabelecido. Disse, ainda, que, assim que foi deflagrada a operação, tratou de suspender o contrato com a empresa.

Patrocínio

Patrocínio

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...