MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Direito Probatório ganha reforço com criação do IBDRP no Brasil
Lançamento

Direito Probatório ganha reforço com criação do IBDRP no Brasil

Instituto surge com o objetivo de promover debates e treinamentos para fortalecer a análise objetiva das provas no sistema de Justiça brasileiro.

Da Redação

quarta-feira, 6 de novembro de 2024

Atualizado às 07:15

IBDRP - Instituto Brasileiro de Direito e Raciocínio Probatório realiza nesta semana seus eventos de lançamento, divididos em pré-lançamento presencial e uma cerimônia oficial online, destacando a importância do raciocínio probatório para a Justiça brasileira.

O pré-lançamento ocorre em Brasília, no IDP - Instituto de Direito Público, com evento marcado para 7 de novembro, às 10 horas. O encontro contará com a presença do ministro Sebastião Reis, do STJ, e do professor Jordi Ferrer Beltrán, reconhecido especialista internacional na área, sob mediação de Anna Reis, presidente do CESA-DF, e Thiago Turbay, presidente do Conselho Deliberativo do IBDRP.

No dia seguinte, 8 de novembro, o lançamento oficial será transmitido online, às 10h30, pelos canais do YouTube e Instagram do instituto. Este evento reunirá nomes de peso do Direito Probatório, como Ronald J. Allen, dos Estados Unidos; Carmen Vázquez, do México; e Gustavo Badaró, do Brasil, proporcionando uma visão abrangente e internacional do tema.

 (Imagem: Freepik)

Direito Probatório ganha reforço com criação do IBDRP no Brasil.(Imagem: Freepik)

Conforme expresso em seu manifesto de fundação, o IBDRP visa consolidar-se como um espaço permanente para debates e capacitação na área probatória, promovendo um diálogo contínuo entre a academia, o Judiciário e diversos profissionais do campo jurídico. O instituto destaca-se por sua estrutura independente, sem patrocínios de fundações ou pessoas jurídicas, contando apenas com a contribuição dos associados, que devem comprovar vínculo significativo com o campo do Direito Probatório para ingressar.

A missão do IBDRP é fomentar uma cultura racionalista da prova no Brasil, pautada na ética, na impessoalidade e na colaboração, além de incentivar um tratamento cada vez mais objetivo e racional da prova judicial. A entidade também propõe-se a contribuir diretamente com a prática jurídica cotidiana, oferecendo treinamentos, debates e soluções para questões probatórias recorrentes.

O instituto é presidido por Vitor de Paula Ramos, com a vice-presidência de Nara Nishizawa.

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...