MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. AGU notifica Amazon por venda de obra que viola direitos autorais
Direito autoral

AGU notifica Amazon por venda de obra que viola direitos autorais

Plataforma foi informada extrajudicialmente de que a obra é de titularidade da União.

Da Redação

quarta-feira, 6 de novembro de 2024

Atualizado às 09:43

A AGU notificou extrajudicialmente a Amazon.com.br nesta terça-feira, 5, solicitando a suspensão da venda da obra "Título de Eleitor: História & Versões", atribuída a Ronan Wielewski Botelho, por violação de direitos autorais.

Atendendo a uma solicitação do TSE, a AGU explica que o livro é "praticamente idêntico" ao segundo volume da série "Apontamentos: Títulos Eleitorais: 1881-2008", produzida por servidores do TSE em exercício de suas funções. A distinção entre as obras estaria limitada a um trecho sobre a disponibilidade da publicação, além de diferenças na diagramação e capa.

A AGU destaca que os direitos autorais da série pertencem à União, entidade à qual o TSE e seus servidores estão subordinados.

 (Imagem: Adriana Toffetti/A7 Press/Folhapress)

AGU notifica Amazon para suspender venda de obra que viola direitos autorais.(Imagem: Adriana Toffetti/A7 Press/Folhapress)

Por meio da Procuradoria Nacional da União de Patrimônio Público e Probidade, a AGU ressalta que, de acordo com a lei 9.610/88, os direitos autorais incluem direitos morais e patrimoniais. Os direitos morais permitem ao autor reivindicar a autoria e ter seu nome indicado na obra, enquanto os direitos patrimoniais conferem exclusividade para usar, fruir e dispor da obra. A distribuição não autorizada da obra por terceiros constitui uma violação de direito patrimonial autoral.

A legislação também responsabiliza quem expõe à venda uma obra obtida fraudulentamente, gerando lucro próprio ou para terceiros. Assim, ao ocorrer a violação dos direitos autorais da União, a AGU argumenta que são aplicáveis as sanções civis previstas na legislação.

Diante disso, a AGU solicita que a Amazon retire imediatamente a obra de sua plataforma, para evitar a prática de ato ilícito, e informe à União o número de exemplares já vendidos (físicos ou digitais), para que sejam adotadas as providências cabíveis.

Informações: AGU.

Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...