MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Justiça exige que Sony credite e indenize autor de música famosa de Eliana
"A Janelinha"

Justiça exige que Sony credite e indenize autor de música famosa de Eliana

Gravadora e produtora deverão creditar o autor e pagar indenização por exploração não autorizada de música infantil gravada no álbum "Eliana 1994".

Da Redação

terça-feira, 12 de novembro de 2024

Atualizado às 14:51

A 12ª vara Cível de São Paulo julgou parcialmente procedente ação de reconhecimento de autoria sobre a música infantil "A Janelinha", integrante do álbum "Eliana 1994". A decisão, proferida pela juíza de Direito Isabela Canesin Dourado Figueiredo Costa, condenou a Sony Music Entertainment Brasil Ltda. e a EMB Produções, Eventos e Promoções Artísticas Eirelli a creditar o autor da música e a indenizá-lo por danos materiais e morais, após considerá-las responsáveis pela exploração da obra sem o devido reconhecimento de autoria.

No processo, o autor afirmou ser o criador da música, registrada em 1962 e usada em ambiente escolar para fins educacionais. Ele alegou que a música foi gravada e comercializada sem sua autorização e sem o devido crédito, o que configuraria uma violação de seus direitos autorais.

Em defesa, a Sony Music argumentou que a gravação foi autorizada pela editora Peermusic do Brasil, detentora dos direitos patrimoniais de uma adaptação da obra, atribuída a João Plinta e classificada como de domínio público.

A EMB Produções, por sua vez, argumentou que sua responsabilidade se limitava ao gerenciamento da carreira da cantora Eliana, cabendo à gravadora a gestão dos direitos autorais da obra.

 (Imagem: Reprodução/Redes sociais)

A apresentadora Eliana.(Imagem: Reprodução/Redes sociais)

A juíza considerou que a música não estava em domínio público no momento da gravação pela Sony Music e que a adaptação feita por João Plinta não descaracterizava a autoria do requerente.

Com base na lei de direitos autorais (lei 9.610/98), a magistrada afirmou que as obras protegidas entram em domínio público 70 anos após a morte do autor, não sendo este o caso. Assim, foi determinado que a Sony Music e a EMB Produções reconheçam o autor nos meios de comercialização da obra.

Além do reconhecimento de autoria, a decisão fixou uma indenização de R$ 8 mil por danos morais a ser paga solidariamente pelas rés, com correção monetária a partir da data do arbitramento e juros legais a contar do evento danoso. Para os danos materiais, a juíza determinou que o valor seja apurado em liquidação de sentença, limitado aos três anos anteriores ao ajuizamento da ação, conforme o prazo prescricional aplicável.

Veja a decisão.

Patrocínio

Patrocínio

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA