MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. STJ: Produção antecipada de prova pode ser ajuizada no local do objeto
Produção de prova

STJ: Produção antecipada de prova pode ser ajuizada no local do objeto

Decisão visa facilitar a realização da perícia, priorizando a praticidade.

Da Redação

quinta-feira, 14 de novembro de 2024

Atualizado às 14:16

A 3ª turma do STJ definiu que a ação de produção antecipada de prova pericial pode ser processada na comarca onde está localizado o objeto a ser periciado, e não no domicílio da parte ré - que, no caso analisado, coincidia com o foro eleito contratualmente.

Conforme o processo, uma ação de produção antecipada de prova foi ajuizada contra uma metalúrgica, solicitando perícia em um equipamento fornecido por ela, que estava na sede de uma empresa cliente da autora.

A ação foi protocolada na comarca onde o equipamento se encontrava, enquanto o foro eleito no contrato entre autora e ré era o da sede da ré.

Após o tribunal de 2ª instância rejeitar a tese da ré em exceção de incompetência, a metalúrgica recorreu ao STJ, argumentando que a cláusula de eleição de foro deveria ser respeitada.

 (Imagem: Freepik)

Ação de produção antecipada de prova pode ser ajuizada no local em que está o objeto a ser periciado, decidiu o STJ.(Imagem: Freepik)

A ministra Nancy Andrighi, relatora, ressaltou que o artigo 381, parágrafo 2º, do CPC/15 permite a produção antecipada de prova no juízo do local onde será feita a perícia, algo inexistente no CPC/1973, o qual determinava que a competência para a ação cautelar era do juízo competente para a ação principal (art. 800 do CPC/73).

Entretanto, a ministra acrescentou que, antes do CPC/2015, o STJ já admitia a flexibilização dessa regra para procedimentos cautelares, especialmente para produção antecipada de provas, visando praticidade.

"A facilitação da realização da perícia prevalece sobre a regra geral do ajuizamento no foro do réu por envolver uma questão de ordem prática, tendo em vista a necessidade de exame no local onde está situado o objeto a ser periciado", concluiu.

A relatora frisou ainda que o art. 381, parágrafo 3º, do CPC/15 indica que o foro da ação cautelar de produção de prova não previne o foro para a ação principal.

Assim, segundo ela, não há prejuízo para a ré, pois, caso seja proposta a ação principal, o foro escolhido no contrato - que corresponde ao domicílio da ré - poderá prevalecer.

Leia a decisão.

Patrocínio

Patrocínio

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...