MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Por saúde mental, auditor fiscal será remanejado de abatedouro
Servidor público

Por saúde mental, auditor fiscal será remanejado de abatedouro

A decisão garante seu remanejamento para uma função que não implique a rotina dos abatedouros, respeitando as restrições médicas.

Da Redação

segunda-feira, 18 de novembro de 2024

Atualizado às 11:07

O juiz Jefferson Ferreira Rodrigues, da 2ª vara Federal Cível e Criminal de Araguaína/TO, concedeu parcialmente o pedido de tutela provisória solicitado por um auditor fiscal Federal agropecuário que pediu remoção por motivos de saúde mental. O magistrado destacou que a perícia médica oficial indicou a necessidade de o servidor ser transferido para um ambiente de trabalho diferente, que não envolva a rotina de abatedouros.

O servidor, atualmente lotado em um abatedouro em Nova Olinda/TO, alegou que o ambiente de trabalho altamente estressante contribuiu para o agravamento de doenças psicológicas, levando-o a buscar transferência para cidades onde reside sua rede de apoio familiar, como Curitiba/PR, São Paulo/SP ou Blumenau/SC. Entretanto, afirmou que a chefia indeferiu o pedido por não haver servidor que pudesse substituí-lo na cidade.

 (Imagem: Freepik)

Juiz concede tutela parcial para remanejamento de auditor fiscal por motivo de saúde.(Imagem: Freepik)

Ao analisar o caso, o magistrado destacou que, embora o pedido de remoção integral para outras cidades não tenha sido acolhido, a perícia médica oficial apontou a necessidade de o servidor ser remanejado para outro ambiente de trabalho que não envolva a rotina de abatedouros. Segundo o juiz, essa recomendação da junta médica deve ser implementada com urgência para evitar o agravamento do estado de saúde do autor.

"É induvidoso que ele, ao se inscrever em concurso para o cargo de de auditor fiscal agropecuário e aceitar posse no SIF Nova Olinda/TO, assumiu o risco de suportar as adversidades do local - infelizmente com infraestrutura bem diversa daquelas existentes em Blumenau/SC, São Paulo ou Curitiba/SC - e o distanciamento dos amigos e familiares. Não pode - agora - imputar essa escolha pessoal à administração pública, sobretudo porque, conforme dito, não há prova de que o tratamento é inviabilizado no local em que reside."

Com base nisso, o magistrado determinou que o Ministério da Agricultura e Pecuária remaneje o servidor para outra função dentro da mesma unidade de lotação, mas fora de abatedouros, no prazo de 10 dias, sob pena de multa diária. 

O escritório VIA ADVOCACIA - Concursos e Servidores atuou no caso. 

Confira aqui a decisão.VIA ADVOCACIA - Concursos e Servidores

Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA