MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. TJ/RJ: Globo não indenizará cineasta que alegou plágio em "The Voice"
Direito autoral

TJ/RJ: Globo não indenizará cineasta que alegou plágio em "The Voice"

Colegiado entendeu que não houve violação de direitos autorais, pois as ideias, apresentadas em 2019 a empresas vinculadas à Globo, não tinham originalidade.

Da Redação

sábado, 23 de novembro de 2024

Atualizado em 27 de novembro de 2024 14:54

Por unanimidade, a 13ª câmara de Direito Privado do TJ/RJ manteve sentença que negou indenização milionária ao cineasta José Carlos de Passos, por suposto plágio da Globo nos programas "The Voice", "The Voice Kids" e "The Voice Mais".

Segundo o autor, em 2019, teria apresentado às empresas Cygnus Media e CWA - vinculadas à Globo - dois projetos no formato de talent show, intitulados Praisinggod e The Choice.

Ele alegou que esses projetos foram copiados nos programas da emissora a partir de 2020, incorporando elementos como interações com familiares dos participantes e dinâmicas entre jurados e competidores.

O autor registrou as obras no escritório de Direito Autoral da Biblioteca Nacional e em outros órgãos, solicitando que seu nome fosse incluído como autor dos programas e cobrando reparações por danos morais e materiais.

Na ação, prova pericial demonstrou que as ideias apresentadas pelo cineasta não possuíam originalidade e já estavam presentes em outros programas do gênero talent show, incluindo o próprio "The Voice Kids" do ano de 2016.

A perícia também destacou que as obras do cineasta"nunca saíram do papel" e, portanto, não eram protegidas como obras audiovisuais pela lei de Direitos Autorais.

 (Imagem: Reprodução/Instagram/thevoicebrasil)

TJ/RJ entendeu que Globo não plagiou ideia de cineasta ao realizar "The Voice Brasil" e "The Voice Kids".(Imagem: Reprodução/Instagram/thevoicebrasil)

No acórdão, o relator, desembargador Benedicto Abicair, ressaltou que "formato de programa de televisão não é protegido pelos direitos autorais enquanto não divulgado por qualquer meio ou fixado em suporte".

Além disso, afirmou que as supostas semelhanças não configuram plágio ou contrafação, tratando-se de ideias que não possuem a proteção prevista em lei.

Ao seguir o entendimento do relator, o tribunal enfatizou que não há relação entre os projetos apresentados pelo cineasta e os programas da emissora. "As semelhanças entre os programas idealizados pelo autor e o The Voice e suas variações não caracterizam qualquer violação de direito autoral", concluiu o colegiado.

Veja o acórdão.

Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...