MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. OAB/SP propõe protocolo de equidade de gênero e raça para advogadas
Lawfare de Gênero

OAB/SP propõe protocolo de equidade de gênero e raça para advogadas

Secional paulista apresenta a proposta de documento em evento sobre "Lawfare de Gênero".

Da Redação

terça-feira, 26 de novembro de 2024

Atualizado às 10:20

Compondo a maioria da advocacia brasileira, as mulheres profissionais do Direito ainda enfrentam violências no exercício de suas carreiras. A recente cartilha #Advocaciasemassedio, da Comissão Nacional da Mulher Advogada da OAB, revelou que uma em cada duas mulheres advogadas relataram terem sofrido assédio moral no seu ambiente de trabalho, e um terço das advogadas já sofreu assédio sexual no exercício da profissão.

Em complemento, a pesquisa "Lawfare de Gênero" destaca que 73% das mulheres entrevistadas (de um grupo de 171) não reportaram as violências sofridas por, principalmente (58,9%), terem a certeza de impunidade do agressor. Dada a urgência demonstrada pelos dados, a OAB/SP - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção São Paulo intensifica as suas ações de equidade de gênero e raça e propõe um protocolo de atuação sob tais perspectivas, visando a proteção das mulheres advogadas durante o exercício profissional.

O protocolo proposto destaca a necessidade de mudança estrutural para tornar os ambientes de trabalho seguros e acolhedores a todas as profissionais, através da implementação de medidas específicas de atuação ética e profissional, além de orientações para a condução e julgamento dos procedimentos internos do sistema OAB/SP.

"Perceber a dificuldade e os desafios é uma forma responsável de enfrentar qualquer problema. Cada passo que damos em direção à solução desta questão é muito importante e pode salvar a vida de muitas mulheres", destaca a presidente da OAB/SP, Patricia Vanzolini

Desde 2022, a Secional paulista tem implantado medidas para frear a violência contra advogadas, como os canais de denúncia e acolhimento, - Advocacia sem Assédio e Ouvidoria das Mulheres Advogadas.

Outras ações de inclusão da entidade, como a adoção de critérios de gênero e raça para a formação das listas sêxtuplas do Quinto Constitucional, e o suporte a mulheres que sofrem agressões de diferentes naturezas (física, moral, sexual), com a ampliação do convênio da Assistência Judiciária com a Defensoria Pública para o atendimento de vítimas de violência doméstica, tem contribuído para corrigir desigualdades históricas, aumentar a presença feminina em posições de liderança e garantir segurança às mulheres. "Muitas mulheres advogadas se sentirão apoiadas pela instituição a permanecerem neste lugar que é delas, que é nosso", ressalta Vanzolini.

 (Imagem: Reprodução/oabsp.org.br)

Cartilha #Advocaciasemassedio, da Comissão Nacional da Mulher Advogada da OAB.(Imagem: Reprodução/oabsp.org.br)

Protocolo OAB/SP

Vice-presidente da Comissão de Prerrogativas para a Área da Mulher da OAB/SP, Cláudia Luna aponta que o universo da Ordem paulista, composto pelos seus "braços" - CAASP, ESA e OAB SP-Prev - precisa estar atento às transformações que acontecem com a presença majoritária da advocacia exercida pelas mulheres.

Sendo uma das responsáveis pela redação do "Protocolo de atuação sob perspectiva de gênero e raça da OAB/SP", elaborado pela Comissão de Prerrogativas da Secional paulista, a advogada explica o que é o documento proposto. "O protocolo visa trazer uma conformidade, essa harmonização interna. Para, ao reconhecer a existência da violência de gênero e raça em relação às mulheres advogadas, o sistema atue para coibir essas práticas de violência institucional internamente", falou a profissional.

Entre seus objetivos, o protocolo visa incentivar a advocacia a denunciar casos de violência de gênero, garantindo apoio e proteção durante todo o processo de denúncia. "O protocolo precisa ser reconhecido como uma verdadeira política pública institucional. É a instituição assumindo o compromisso de fazer o que está regulamentado no Conselho Federal", pontua Luna.

OAB/SP - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção São Paulo

Patrocínio

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA