MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Resultado do sorteio de obra de "Ação de Busca e Apreensão - Alienação Fiduciária"

Resultado do sorteio de obra de "Ação de Busca e Apreensão - Alienação Fiduciária"

Da Redação

sexta-feira, 27 de julho de 2007

Atualizado em 18 de julho de 2007 12:08


Sorteio de obra

Migalhas tem a honra de realizar o sorteio da obra "Ação de Busca e Apreensão - Alienação Fiduciária" (Editora Atlas - 252 p.) escrita e gentilmente oferecida por Márcio Calil Assumpção.

Sobre a obra:

A 2ª edição foi revisada como um todo, dando ênfase especial nas mudanças legislativas que foram enfrentadas sob a visão funcional e operativa do sistema na tentativa de propiciar a realização das tutelas do direito de forma célebre e segura, através da publicação das normas processuais comentadas ao longo do texto. No intuito de colaborar para a melhor interpretação dos dispositivos do Decreto-lei n° 911/69, profundamente modificado pela Lei n° 10.931/04.

A pesquisa tem início com considerações de ordem genérica sobre institutos fundamentais do direito processual (ação, jurisdição e processo), aproximando-se gradativamente do tema central do estudo até alcançá-lo por inteiro, quando então a ação de busca e apreensão é tomada em consideração sobre os aspectos tidos como relevantes, muito dos quais dissonantes tanto na doutrina como na jurisprudência, culminando-se com conclusões específicas lançadas ao final de cada item abordado.

O aprimoramento do exame realizado ao longo do trabalho teve por principais preocupações a celeridade do procedimento da ação de busca e apreensão aliada à segurança jurídica a que o sistema como um todo deve emprestar aos litigantes.

Ocorre também a exposição com o exame da coisa julgada material decorrente da extinção, com análise de mérito, do processo de busca e apreensão, momento em que o comando emergente da sentença, como ato imperativo do Estado, tornar-se-á imutável, definitivo.

Enfim, as conclusões de feito jurídico lançadas no trabalho foram metodologicamente obtidas e, apesar de não esgotarem o tema, lançam ao menos o desafio de novos debates, de novas reflexões, e por que não dizer de futuras e novas conclusões, sempre tendo em vista a busca de um sistema processual capaz de servir de eficiente caminho ao que se denomina de ordem jurídica justa.

Sobre o autor:

Márcio Calil de Assumpção é meste em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (SP). Advogado em São Paulo, consultor jurídico sobre contratos bancários e garantias reais e professor de Teoria Geral e do Processo. Atua como advogado no mercado financeiro há 15 anos, com trabalhos jurídicos direcionados para o contencioso cível. Atualmente é membro do Comitê Legal da Associação Brasileira de Bancos (ABBC), da Comissão Judírica da FENABRAN (Federação Brasileira de Bancos), do Instituto Brasileiro de Ciências Jurídicas (IBCJ) e da Comissão de Direito Bancário da Ordem dos Advogados do Brasil - Seção de São Paulo.

______________

Resultado:

Carlos AndréDegaulle de Souza Soares, advogado de Machacalis/MG

                                                               ______________

Patrocínio

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...