MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. MP/SP pede à PM que aplique procedimentos adequados em abordagens
Contra a letalidade

MP/SP pede à PM que aplique procedimentos adequados em abordagens

Recomendação busca reduzir erros e letalidade nas intervenções policiais.

Da Redação

quarta-feira, 4 de dezembro de 2024

Atualizado às 19:39

O MP/SP enviou recomendação ao comandante-geral da PM, coronel Cássio Araújo de Freitas, para que, em dez dias, determine à tropa a aplicação integral e eficiente de procedimentos operacionais e normativas existententes para abordagens policiais.

Os promotores do Gaesp - Grupo de Atuação Especial de Segurança Pública e Controle Externo da Atividade Policial declararam, na recomendação, que o objetivo é reduzir erros, abusos e, consequentemente, a letalidade durante essas intervenções.

Eles também pedem ao comandante que avalie a necessidade de atualizar os procedimentos e normativas sobre abordagens e considere a implementação de cursos de reciclagem para os policiais.

Segundo o MP, o número de mortes decorrentes de intervenções policiais no Estado de São Paulo, em 2024, somam 760 casos.

 (Imagem: Rivaldo Gomes/Folhapress)

Recomendação do MP/SP foi enviada à PM após inúmeros casos envolvendo letalidade policial no Estado de São Paulo.(Imagem: Rivaldo Gomes/Folhapress)

Dupla recomendação

Em outro documento, o MP/SP orientou a PM a adotar o uso de câmeras corporais em todas as operações, além de estabelecer mecanismos eficazes de fiscalização para garantir que os equipamentos sejam utilizados e ativados conforme necessário.

Investigação

Além disso, o GAESP abriu investigação sobre caso divulgado na última segunda-feira, 2, no qual imagens mostram um PM jogando um suspeito, já imobilizado, de uma ponte.

A Polícia Civil foi oficiada para enviar, em 24 horas, cópia do boletim de ocorrência e requisições das perícias realizadas. Já à Corregedoria da Polícia Militar, foi requisitado que informe, em até cinco dias, a abertura de IPM - Inquérito Policial Militar e o afastamento dos policiais envolvidos no caso.

Patrocínio

Patrocínio

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...