MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Câmara aprova castração química para pedófilos e cadastro de condenados
Em pauta

Câmara aprova castração química para pedófilos e cadastro de condenados

A proposta recebeu 367 votos a favor e agora será analisada pelo Senado, com o cadastro administrado pelo CNJ.

Da Redação

quinta-feira, 12 de dezembro de 2024

Atualizado às 16:13

Nesta terça-feira, 12, a Câmara dos Deputados aprovou o projeto de lei que prevê a castração química de pedófilos e cria o Cadastro Nacional de Condenados por Crimes de Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. O texto, aprovado por 367 votos a favor, 85 contrários e 14 abstenções, segue agora para análise no Senado.

O cadastro será gerido pelo CNJ e reunirá informações qualificadas e fotografias de condenados com sentença transitada em julgado. Os dados poderão ser acessados publicamente por nome completo e CPF, conforme previsão já sancionada pela lei 15.035/24.

A medida foi incluída no projeto por meio de destaque apresentado pelo PL, após a relatora, deputada Delegada Katarina, rejeitar a emenda que previa a castração química, em respeito ao acordo de líderes partidários. A aprovação do destaque gerou intenso debate no plenário.

 (Imagem: Antônio Cruz/Agência Brasil)

O texto foi aprovado pela Câmara na quinta-feira, 12.(Imagem: Antônio Cruz/Agência Brasil)

A deputada Talíria Petrone criticou a medida, classificando-a como populismo penal. "A violência sexual contra crianças é um problema complexo que exige políticas públicas eficazes, como prevenção, educação sexual e campanhas de conscientização", afirmou.

Já o deputado Sanderson defendeu a proposta, mencionando que a castração química é adotada em outros países, como Estados Unidos e Polônia. "Essa medida é menos gravosa, pois o ideal seria a pena de morte para pedófilos", argumentou.

Pelo texto aprovado, a castração química será aplicada de forma cumulativa às penas previstas no Código Penal e no ECA. O procedimento será realizado com medicamentos inibidores de libido, conforme regulamentação do Ministério da Saúde, respeitando eventuais contraindicações médicas.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
NIVIA PITZER SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
NIVIA PITZER SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

NIVIA PITZER SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

instagram
Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia

Escritório de advocacia Empresarial, Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia atua nas áreas Civil, Tributária e Trabalhista. Presta consultoria em diversos segmentos da Legislação Brasileira, tais como: Escrita Fiscal, Processo Civil e Alterações do Novo Código de 2002, Falências,...

NEDER DA ROCHA & ADVOGADOS
NEDER DA ROCHA & ADVOGADOS

NEDER DA ROCHA & ADVOGADOS ASSOCIADOS