Sócios da Arnone Advogados Associados recebem "Medalha Kofi Annan"
Alexandre Arnone e Sóstenes Marchezine, fundadores do movimento "ESG na Prática", são reconhecidos pela criação de uma das maiores iniciativas de governança socioambiental no Brasil.
Da Redação
sexta-feira, 13 de dezembro de 2024
Atualizado às 13:14
Alexandre Arnone e Sóstenes Marchezine, sócios da Arnone Advogados Associados, foram homenageados com a "Medalha 'Busumuru' Kofi Atta Annan - O Homem do Planeta", durante o evento "ESG: Legado e Ação", num prestigiado evento realizado em Brasília para celebrar os 20 anos dos pilares ambientais e de governança, conceito criado por Kofi Annan em 2004 com o objetivo de impulsionar o desenvolvimento sustentável.
A comenda destaca os advogados, que também lideram o Instituto Global ESG, pela criação e liderança de uma das maiores iniciativas interinstitucionais dedicadas à sustentabilidade no Brasil: O movimento ESG na Prática.
A entrega da medalha foi conduzida pelo deputado federal Flávio Nogueira, presidente da FPESG -Frente Parlamentar ESG na Prática, em reconhecimento ao impacto transformador das iniciativas idealizadas por Arnone e Marchezine.
"A Medalha Kofi Annan é um marco que reflete o potencial do Brasil como líder global em ESG. Recebê-la oficialmente significa renovar nosso compromisso de fortalecer as conexões entre os setores público, privado e a sociedade civil em prol de um futuro mais sustentável", afirmou Alexandre Arnone, que também é chairman do Grupo Arnone, sócio nominal e líder há mais de 25 anos da Arnone Advogados.
A honraria também foi outorgada ao presidente do STF, conforme noticiado pelo Migalhas e a presidente de Tribunais Superiores, instituições e expoentes do Sistema de Justiça, conforme também noticiado pelo Migalhas.
Movimento ESG na Prática: Conexão global em governança ética
Criado por Arnone e Marchezine, o movimento "ESG na Prática" promove a integração de práticas ambientais, sociais e de governança no Brasil, conectando lideranças de diferentes setores em um esforço coletivo por desenvolvimento sustentável.
O movimento inspirou e fomentou a criação da FPESG, a primeira frente parlamentar sobre ESG no Brasil, de natureza suprapartidária, que já reúne centenas de deputados e senadores comprometidos com o avanço das diretrizes da governança socioambiental no Brasil.
"Esta medalha simboliza um trabalho contínuo que reflete a essência de Kofi Annan: Fazer das diretrizes ESG um motor de transformação. Estamos aqui para garantir que esses princípios sejam acessíveis, aplicáveis e transformadores em todos os setores" destacou Sóstenes Marchezine, que também é conselheiro titular da OAB/DF, recém-eleito, e representa o Conselho Federal da OAB como membro da CNODS - Comissão Nacional para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, no âmbito da Secretaria-Geral da Presidência da República.
O legado de Kofi Annan: Inspiração para o movimento
A "Medalha 'Busumuru' Kofi Annan", oficializada em parceria com a Kofi Annan Foundation e autorizada pela família do saudoso líder, celebra personalidades e instituições que seguem os ideais de Annan, promovendo um futuro mais justo e sustentável.
"Kofi Annan nos mostrou que governança ética e sustentabilidade são inseparáveis de um mundo próspero e igualitário. Hoje, o justo reconhecimento a Alexandre Arnone e Sóstenes Marchezine reforça a continuidade desse legado no Brasil", destacou Flávio Nogueira, que também celebrou a posse do Instituto Global ESG como secretário-executivo da FPESG e o apoio técnico e a convergência multissetorial promovida a partir da interlocução com o movimento interinstitucional ESG na Prática.
Reconhecendo a importância das celebrações dos 20 anos do ESG e o lançamento da FPESG, Corinne Momal-Vanian, diretora-executiva da Kofi Annan Foundation, elogiou em discurso a criação do movimento ESG na Prática, que busca transformar grandes ideias em ações concretas, com foco em resultados tangíveis.
"A ideia de trabalhar o ESG na prática é tão importante. As grandes ideias lançadas há vinte anos devem ser implementadas não apenas em espírito, mas também por meio de ações concretas. À medida que a tripla crise da mudança climática, perda da biodiversidade e degradação ambiental se acelera, precisamos responsabilizar todos os atores sociais e econômicos por suas ações", enfatizou Momal-Vanian.
"Apesar de sua lendária cortesia, suas habilidades diplomáticas e sua voz serena, Kofi Annan também foi um inovador e, por vezes, até mesmo um iconoclasta. Ele rompeu barreiras que impediam o setor privado de desempenhar seu papel indispensável na realização, primeiro, dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio e, mais tarde, da Agenda 2030," afirmou Momal-Vanian. "Kofi Annan nunca se contentou com declarações grandiosas; ele sempre buscou observar o impacto real das políticas e ações sobre as pessoas mais vulneráveis do nosso mundo", concluiu.
Lançamento da FPESG e fortalecimento do ESG no Brasil
O evento também marcou o lançamento oficial da Frente Parlamentar ESG na Prática e a apresentação dos 20 Princípios Norteadores do ESG20+, um marco regulatório que orientará as próximas décadas de ações ESG no Brasil. O documento pode ser conferido clicando aqui.
"O ESG20+ consolida o Brasil como protagonista na agenda ESG global. É mais do que uma estratégia; é um pacto interinstitucional pelo futuro", afirmou Marchezine.
Além disso, a campanha "Sustentabilidade: O futuro a gente faz agora", em parceria com o CNJ, foi apresentada como um exemplo de sinergia interinstitucional. O vídeo da campanha pode ser conferido clicando aqui.
Uma liderança que inspira
Com a entrega da Medalha Kofi Annan a Alexandre Arnone e Sóstenes Marchezine, o Instituto Global ESG reafirma seu papel como um dos principais agentes de transformação no Brasil. "Esta honraria é uma responsabilidade de continuar trabalhando para que as diretrizes ESG sejam um motor de mudança social e econômica em escala global", concluiu Arnone.
Confira a cobertura completa do evento, clicando aqui.






