MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Advogado cita Milton Nascimento e Caetano para garantir pensão a PcD
Sustentação oral

Advogado cita Milton Nascimento e Caetano para garantir pensão a PcD

Sustentação oral assegurou manutenção de pensão por morte, destacando a força do amor e da dignidade.

Da Redação

sexta-feira, 13 de dezembro de 2024

Atualizado às 13:28

Uma sustentação oral no TJ/MG trouxe poesia para o ambiente jurídico. Durante manifestação, o advogado Farlandes Guimarães recorreu aos versos de "Paula e Bebeto", canção de Milton Nascimento e Caetano Veloso, para defender o direito de um homem com deficiência motora à pensão por morte, mesmo após o casamento.

O processo envolvia o benefício previdenciário de um homem, filho de um juiz aposentado, que sofre de ataxia cerebelar, uma doença grave e degenerativa.

Embora a pensão já tivesse sido reconhecida em primeira instância, o Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais recorreu, argumentando que o casamento do beneficiário inviabilizaria o pagamento.

Na sustentação, Farlandes Guimarães destacou que o casamento não modificava a condição de incapacidade do cliente nem havia base legal para negar o benefício. Para reforçar a tese, o advogado pediu licença para citar os versos: "Qualquer maneira de amor vale aquela / Qualquer maneira de amor vale amar".

A citação foi utilizada para sustentar que o direito ao amor e à constituição de uma família não pode ser negado a uma pessoa que enfrenta severas limitações físicas.

"Impor a necessidade de não estar casado para reconhecer o direito seria condenar o autor ao impedimento do amor, do afeto e da felicidade. Seria penalizá-lo além da invalidez, da doença cruel que tirou sua autonomia, sonhos e vida de forma tão precoce", afirmou.

A estratégia do advogado foi bem-sucedida. O tribunal decidiu em favor do beneficiário, determinando que o Ipsemg conceda a pensão por morte retroativamente à data do requerimento, em 2013.

"O direito não pode ser um instrumento para restringir o que há de mais humano: o amor e a dignidade. O casamento, longe de ser um empecilho, é uma expressão de força e superação para esse meu cliente", argumentou o advogado, destacando a gravidade da condição de saúde do beneficiário.

Farlandes concluiu com uma reflexão: "parafraseando Milton, acredito que qualquer maneira de amor vale a pena, inclusive no contexto jurídico. Minha missão como advogado é lutar para que as leis sejam instrumentos de proteção e não de exclusão".

Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...