MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Juiz manda Latam autorizar cão de suporte emocional em cabine
Aéreo

Juiz manda Latam autorizar cão de suporte emocional em cabine

A decisão se baseia na legislação da Anac e no princípio da isonomia.

Da Redação

terça-feira, 17 de dezembro de 2024

Atualizado às 14:39

O juiz Frederico dos Santos Messias, da 4ª vara Cível de Santos/SP, determinou que companhia aérea permita o embarque de cadela de suporte emocional em seus voos, tanto nacionais quanto internacionais. A decisão judicial assegura o transporte do animal, desde que sejam cumpridas as exigências sanitárias e comprovada a condição psíquica do passageiro.

O passageiro, portador de transtorno de adaptação com sintomas ansiosos, solicitou à companhia aérea autorização para viajar de São Paulo a Lisboa com sua cadela de suporte emocional. A empresa, no entanto, negou o pedido, alegando o porte do animal como impedimento para o transporte na cabine da aeronave.

 (Imagem: AdobeStock)

Segundo magistrado, existe portaria da Anac reconhece o direito. (Imagem: AdobeStock)

Ao analisar o caso, o juiz argumentou que, assim como é garantido o transporte de cães-guia para pessoas com deficiência visual, o transporte de animais de suporte emocional deve ser assegurado a indivíduos com transtornos psicológicos ou psiquiátricos.

“É preciso admitir que a limitação psíquica, muitas vezes silenciosa, é tão incapacitante quanto a limitação física. Negar esse direito ao portador de transtorno emocional implica tratamento desigual, vedado pela CF/88 (princípio da isonomia).”

O magistrado também destacou que portaria 12.307/23 da Anac reconhece o direito ao transporte aéreo de animais de suporte emocional em voos nacionais e internacionais.

Embora a Anac conceda às companhias aéreas certa discricionariedade na formulação de políticas internas para transporte de animais, tal discricionariedade não pode resultar em práticas discriminatórias ou arbitrárias. A restrição imposta pela ré para o transporte de animais de suporte emocional apenas em rotas específicas não encontra amparo técnico ou legal que justifique tal distinção, especialmente, considerando que o voo em questão possui características semelhantes às rotas em que a prática é permitida”, complementou o juiz.

Confira aqui a sentença.

Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...