MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Salomão retira escolta e carro blindado de Bretas por exposição em redes
Fim da blindagem

Salomão retira escolta e carro blindado de Bretas por exposição em redes

Decisão cita falta de risco ao juiz afastado, que divulgou presença em locais públicos como estádios e academias.

Da Redação

terça-feira, 17 de dezembro de 2024

Atualizado às 14:38

Ministro do STJ, Luis Felipe Salomão determinou nesta segunda-feira, 16, a retirada do direito de escolta e carro blindado do juiz afastado Marcelo Bretas, antigo responsável pela operação Lava Jato no Rio de Janeiro.

A decisão foi embasada em um parecer da Polícia Federal, que apontou a exposição pública do magistrado como fator contrário à necessidade de medidas de segurança excepcionais. As informações são do O Globo.

 (Imagem: Reprodução/Instagram)

Justiça tira carro blindado do juiz Bretas após fotos em lugares públicos.(Imagem: Reprodução/Instagram)

O parecer da PF enviado à corregedoria destacou que Bretas divulga em suas redes sociais a presença em locais públicos e abertos, como o estádio do Maracanã e academias de ginástica, além de atividades como palestras e cursos que ministra.

"Observa-se que o comportamento reiterado demonstra que o magistrado não aparenta estar sob risco imediato que justifique tais medidas de proteção", concluiu o documento.

Críticas e reação de Bretas

Marcelo Bretas criticou a divulgação da decisão em suas redes sociais.

"Observo que o vazamento irresponsável dessa informação, que deveria ser sigilosa, é apenas mais uma tentativa de fustigar um juiz que ousou exercer com independência a sua função", escreveu o magistrado afastado em sua conta no X (antigo Twitter).

Bretas também afirmou que a decisão não é recente e que, desde 4 de novembro, o TRF da 2ª região já havia determinado que não era necessário custear carro blindado e escolta com recursos do Judiciário.

hasTwitter

Afastamento e processos

Marcelo Bretas está afastado desde o ano passado por decisão do CNJ, em meio a investigações sobre supostas irregularidades em sua atuação em processos da operação Lava Jato.

O magistrado é alvo de ao menos três processos administrativos que questionam sua conduta e decisões.

O processo tramita sob segredo de Justiça.

Patrocínio

Patrocínio

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA
AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA

Uma gestão jurídica diferente, especializada na gestão de processos. Vantagens: Agilidade | Eficiência | Fatura única | Atendimento individualizado | Emissão de NF | Serviço auditado | Foco no cliente. Contate-nos.