MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Brasil Salomão e Matthes Advocacia participa de projeto de intercâmbio
Intercâmbio

Brasil Salomão e Matthes Advocacia participa de projeto de intercâmbio

Projeto "Era uma Vez... Brasil" promove transformação social e cultural entre estudantes e professores dos dois países.

Da Redação

quarta-feira, 18 de dezembro de 2024

Atualizado às 14:46

Um grupo de 125 estudantes e professores do 8º ano de escolas públicas de Pernambuco, Bahia, Paraná e São Paulo viajou para Portugal entre os dias 14 e 25/11.

A iniciativa fez parte do projeto "Era uma Vez... Brasil", que busca conectar as novas gerações à história compartilhada entre Brasil e Portugal, explorando as influências culturais que moldaram a identidade brasileira.

Durante o intercâmbio, os participantes também tiveram a oportunidade de interagir com outros 150 estudantes e 14 professores portugueses.

Do estado de São Paulo, estudantes de sete municípios foram selecionados para a viagem: Ribeirão Preto, Serrana, Lençóis Paulista, Macatuba, Rancharia, João Ramalho e Quatá. Em Portugal, o grupo visitou locais históricos e culturais, como o Palácio Nacional de Mafra, o Mosteiro dos Jerônimos, a Biblioteca Nacional e o Castelo de São Jorge, além de instituições como o MAAT - Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia e a Torre de Belém.

Além dos pontos históricos, os participantes conheceram bairros sociais de Lisboa, realidade comparável às comunidades brasileiras. O coordenador geral do projeto, Guilherme Ramos Parreira, destaca a importância dessa vivência.

"Os estudantes puderam conhecer castelos, palácios e toda essa riqueza que os envolve, mas também a realidade de maneira mais integral. Os alunos perceberam que, assim como no Brasil, há em Portugal regiões periféricas, populações marginalizadas e imigrantes vivendo em condições mais vulneráveis", comenta.

Como parte da programação do intercâmbio, o grupo também teve um encontro com o advogado Fernando Senise, sócio do escritório Brasil Salomão e Matthes Advocacia e coordenador de duas unidades no país (Lisboa e Porto).

Em sua fala com os jovens estudantes e professores, Senise abordou temas como as ligações históricas entre Brasil e Portugal, as oportunidades educacionais e profissionais e a importância do respeito às diversidades culturais.

 (Imagem: Divulgação)

Projeto "Era uma Vez... Brasil".(Imagem: Divulgação)

"A experiência foi emocionante e motivadora. Foi uma oportunidade de falar com os estudantes sobre como as culturas dos dois países se conectam e como essas diferenças podem ser respeitadas e valorizadas", afirmou o advogado. O encontro foi realizado na Fundação O Século, que serve de alojamento ao grupo de brasileiros durante a estadia em Portugal.

Para os intercambistas, a experiência foi transformadora. Maria Heloísa Gaspari Narciso, 14 anos, estudante da E.E. Professora Fanny Altafim Maciel, em Macatuba, relata a importância da experiência:

"Foi muito bom poder estar em Portugal, conhecer novas culturas, novos costumes, uma culinária totalmente diferente do Brasil e visitar lindos palácios e castelos. Vivenciar esse intercâmbio foi uma das melhores coisas que aconteceram neste ano e ficará guardado para sempre na minha memória".

A professora Natália Martins do Prado, da mesma escola, destaca a profundidade histórica do projeto. "Após dez dias, retornamos às nossas vidas. Voltamos iguais? Impossível. Conhecer uma história viva, ressignificar discursos de dominadores e dar voz aos colonizados transformou a minha visão como pessoa e profissional. Aquela magia vivenciada dará um novo sentido a cada aula preparada", admite.

Interações culturais e trocas de saberes

Além das visitas a patrimônios históricos, o grupo participou de atividades em escolas portuguesas, como Domingos Jardo, Aquilino Ribeiro e Cruz de Paula, onde puderam trocar experiências com os alunos e professores locais.

Ana Júlia Silva de Paula, 14 anos, da E.E. Rubens Pietraroia, em Lençóis Paulista, descreveu a vivência como enriquecedora. "Aprendi muitas coisas. É curioso ver o jeito que eles aprendem sobre o Brasil, como eles conhecem pouco, mas têm curiosidade em saber. Isso foi incrível", diz.

A professora Mayla Carolina Almeida Silva, da E.E. Profª Neusa Maria do Bem, de Serrana, ressalta o impacto do projeto na formação crítica dos estudantes e no fortalecimento do ensino de História fora da sala de aula.

"Materializar aquilo que vemos nos livros didáticos é enriquecedor. Discutir a relação entre Brasil e Portugal e perceber os problemas sociais semelhantes entre os países ampliou nossa visão. É uma experiência ímpar que enriquece alunos e professores", afirma.

O aluno Kaio Sena, 14 anos, da EMEF Prof. Alfeu Luiz Gasparini, de Ribeirão Preto, também destaca a transformação pessoal proporcionada pela viagem. "Foi minha primeira vez saindo do país, mas valeu cada segundo. Foram dez dias de muito conhecimento, aprendizado e cultura. Levo comigo amizades e memórias que ficarão para sempre no meu coração", relata.

 (Imagem: Divulgação)

Alunos de quatro Estados do Brasil viajaram para Portugal entre os dias 14 e 25/11.(Imagem: Divulgação)

Histórico do projeto e etapas

Promovido desde 2011 pela Origem Produções, o projeto "Era uma Vez... Brasil" é dividido em quatro fases. Neste ano, a iniciativa começou em janeiro, com a produção de histórias em quadrinhos retratando a independência do Brasil sob o tema "Mais que o Ipiranga: A independência de outros 'Brasis'". As melhores HQs foram reunidas em um livro distribuído em escolas e bibliotecas no Brasil e em Portugal.

Em julho, na segunda etapa, os estudantes participaram de um campus de vivências culturais, onde tiveram contato com a cultura afro-brasileira e indígena, além de realizarem oficinas audiovisuais que resultaram na produção de curtas-metragens. A partir dessas atividades, foram selecionados os participantes do intercâmbio em Portugal (a terceira fase concluída com a viagem).

A professora Andreia Pereira dos Santos Reis, da E.E. Professor Francisco Balduino de Souza, de Quatá, sintetiza o impacto do projeto: "Todas as atividades proporcionaram um mundo de conhecimento, ampliando o repertório dos estudantes e aprimorando o senso crítico sobre a construção da riqueza portuguesa obtida com a exploração colonial no Brasil. Foi uma imersão cultural e histórica riquíssima".

Quarta etapa: Ação nas comunidades

A última fase do projeto, chamada "Etapa Comunidade", é realizada ao longo do mês de dezembro e foca na aplicação dos conhecimentos adquiridos pelos estudantes em ações concretas para suas comunidades.

Segundo Guilherme Parreira, "A expectativa é alta porque eles vêm com tudo isso que aprenderam, que sentiram, que viram ao longo de todo o projeto, principalmente no intercâmbio, e agora vão olhar para suas realidades e pensar em ações que multipliquem o que tiveram a oportunidade de aprender".

Os primeiros encontros pós-intercâmbio ocorreram no dia 30/11, em Belo Jardim (PE), Recife (PE), Lençóis Paulista (SP), Quatá (SP) e Ribeirão Preto (SP). Durante as reuniões, os grupos compartilharam suas experiências com os mediadores e começaram a planejar as iniciativas que serão desenvolvidas nas próximas semanas.

Realização e patrocínio

O "Era uma Vez... Brasil" é realizado por meio da lei federal de incentivo à cultura, com apoio do Ministério da Cultura e patrocínio de empresas como Hiperideal, Grupo Moura, Jacobina Mineração, Pan American Silver Brasil, Rocha, Zilor Energia e Alimentos, Rodonaves, Lwart Soluções Ambientais e Instituto Brasil Salomão, do escritório Brasil Salomão e Matthes Advocacia.

 (Imagem: Divulgação)

Brasil Salomão e Matthes Advocacia é um dos patrocinadores do projeto de intercâmbio.(Imagem: Divulgação)

Brasil Salomão e Matthes Advocacia

Patrocínio

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...