MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Justiça Militar envia ao STF investigação de coronéis por carta golpista
Golpe de Estado

Justiça Militar envia ao STF investigação de coronéis por carta golpista

Justiça Militar entendeu que a análise do caso cabe ao Supremo, onde já tramita o inquérito do golpe.

Da Redação

segunda-feira, 6 de janeiro de 2025

Atualizado às 11:45

A Justiça Militar enviou ao STF investigação que mira quatro coronéis do Exército Brasileiro acusados de redigir uma carta que incentivava um golpe de Estado. A ação teria ocorrido após as eleições que elegeram Luiz Inácio Lula da Silva em 2022. Para o juízo da 2ª auditoria da 11ª Circunscrição Judiciária Militar (CJM), cabe ao STF analisar esses fatos.

 (Imagem: Charles Sholl/Brazil Photo Press)

Investigação de carta golpista de coronéis do Exército é enviada ao STF.(Imagem: Charles Sholl/Brazil Photo Press)

A carta, destinada ao então comandante do Exército, general Freire Gomes, buscava apoio para o movimento.

Os suspeitos de elaborar a carta golpista são os coronéis Anderson Lima de Moura e Alexandre Castilho Bitencourt da Silva, ambos da ativa, e Carlos Giovani Delevati Pasini e José Otávio Machado Rezo, da reserva.

A investigação inicial foi conduzida pelo próprio Exército, que, em outubro, concluiu o inquérito e indiciou três dos coronéis, enquanto o quarto conseguiu uma liminar para suspender a investigação a seu respeito.

O Exército atribuiu aos oficiais crimes como publicação não autorizada de documento oficial e incitação à desobediência dentro da estrutura militar.

Após a conclusão do inquérito militar, o caso foi remetido ao Ministério Público Militar, que decidiu encaminhá-lo ao STF, onde já se investiga a tentativa de golpe.

A transferência da investigação para o STF foi determinada após pedido de quebra de sigilo telefônico e telemático dos envolvidos, sugerindo que as provas coletadas poderiam contribuir com o inquérito mais amplo já em andamento sob a relatoria do ministro Alexandre de Moraes.

Tentativa de golpe

Além dos indiciamentos militares, três dos coronéis foram também indiciados pela Polícia Federal no inquérito sobre a tentativa de golpe, que tramita no Supremo.

As acusações incluem abolição violenta do Estado Democrático de Direito, tentativa de golpe de Estado e participação em organização criminosa.

Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS tem atuação na área empresarial trabalhista