MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Empresas de turismo restituirão consumidores por contrato em inglês
Rescisão contratual

Empresas de turismo restituirão consumidores por contrato em inglês

Magistrada concluiu que houve falta de informações claras e adequadas no momento da contratação.

Da Redação

sábado, 11 de janeiro de 2025

Atualizado em 28 de janeiro de 2025 13:19

A juíza de Direito Érika Ricci, da 1ª vara Cível de São Caetano do Sul/SP, rescindiu contrato de hospedagem elaborado em língua estrangeira e condenou empresas de turismo a devolverem 90% dos valores recebidos. A decisão reconheceu que o acordo foi firmado em condições desfavoráveis e apontou vício de consentimento devido à falta de informações claras e adequadas no momento da contratação.

De acordo com os autos, durante viagem aos Estados Unidos, consumidores firmaram o contrato de hospedagem e adesão a programa de pontos de rede hoteleira envolvendo as empresas parceiras. No processo, alegaram que o instrumento, redigido em língua estrangeira, não previa a possibilidade de cancelamento e que não chegaram a utilizar os serviços, o que motivou a ação judicial para rescisão contratual e devolução dos valores pagos.

 (Imagem: Freepik)

Consumidores serão restituídos por vício de consentimento de contrato em língua estrangeira.(Imagem: Freepik)

Ao analisar o caso, a magistrada reconheceu a responsabilidade solidária de ambas as empresas pela participação na cadeia de consumo, conforme previsto nos arts. 7º, parágrafo único, e 25, § 1º, do CDC.

Ainda, destacou que o contrato apresentado em língua estrangeira e firmado sem qualquer assessoria jurídica durante período de férias no exterior indica que os contratantes não tinham pleno conhecimento das cláusulas e condições no momento da contratação, caracterizando vício de consentimento.

A juíza também reforçou que os consumidores não utilizaram o programa de férias contratado, ressaltando a necessidade de devolução dos valores pagos. 

Dessa forma, rescindiu o contrato e condenou as empresas a restituírem 90% dos valores recebidos, corrigidos monetariamente e acrescidos de juros.

O escritório Engel Advogados atua pelos consumidores.

Leia a decisão.

Engel Advogados

Patrocínio

Patrocínio

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...