MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Gilmar suspende ações sobre Funrural até STF analisar caso de R$ 21 bi
Imposto ou impasse?

Gilmar suspende ações sobre Funrural até STF analisar caso de R$ 21 bi

Decisão visa evitar insegurança jurídica e garantir economia processual, considerando a sub-rogação e a divergência nas instâncias inferiores.

Da Redação

quarta-feira, 8 de janeiro de 2025

Atualizado às 09:04

Ministro do STF, Gilmar Mendes determinou nesta segunda-feira, 6, a suspensão nacional de processos que discutem a obrigatoriedade de empresas adquirentes de produção rural recolherem, em nome dos empregadores rurais, a contribuição destinada ao Funrural - Fundo de Assistência ao Trabalhador Rural.

A medida vale até o julgamento definitivo da ADIn 4.395 e será submetida a referendo do plenário.

 (Imagem: Gustavo Moreno/STF)

Gilmar suspende processos sobre Funrural até decisão do plenário.(Imagem: Gustavo Moreno/STF)

A ação foi ajuizada pela Abrafrigo - Associação Brasileira de Frigoríficos, que questiona a constitucionalidade da exigência da contribuição previdenciária sobre a receita bruta da comercialização da produção rural por empregadores pessoas físicas.

A entidade argumenta que a legislação impõe bitributação ao exigir contribuições tanto sobre a folha de salários quanto sobre a receita bruta.

A União, em sua defesa, sustentou que o Funrural é uma contribuição social legítima e que a sub-rogação, ao atribuir às empresas compradoras a responsabilidade pelo recolhimento, busca assegurar eficiência na arrecadação e evitar a inadimplência por parte dos produtores rurais.

Gilmar Mendes, ao avaliar o pedido, considerou que a suspensão é necessária para prevenir insegurança jurídica e decisões conflitantes. S. Exa. enfatizou que "não parece razoável permitir que ações transitem em julgado nesse cenário de incerteza".

O ministro ainda ressaltou que "a continuidade da tramitação de tais processos, sem um pronunciamento definitivo desta Corte, pode gerar consequências desastrosas para os produtores rurais e as empresas adquirentes".

Com a decisão, os processos em todo o país ficam suspensos até que o STF profira uma decisão final sobre a constitucionalidade da sub-rogação e das normas que regem a contribuição ao Funrural.

Leia a decisão.

Com informações do STF.

Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...