MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. TJ/SP afasta multa a usina por incêndio que começou na propriedade
Responsabilidade

TJ/SP afasta multa a usina por incêndio que começou na propriedade

A decisão destaca a ausência de provas que liguem a usina ao sinistro, considerando a falta de evidências sobre a responsabilidade da empresa.

Da Redação

sexta-feira, 10 de janeiro de 2025

Atualizado às 16:06

O TJ/SP, por meio da 1ª câmara Reservada ao Meio Ambiente, manteve a decisão da vara da Fazenda Pública de Limeira/SP, proferida pela juíza Sabrina Martinho Soares, que anulou o auto de infração ambiental e a multa aplicada a uma usina açucareira. O colegiado afastou a responsabilidade da usina por falta de provas de culpa ou benefício com o incêndio.

A empresa havia sido responsabilizada por um incêndio originado em sua propriedade que atingiu uma área de preservação permanente de Mata Atlântica.

A desembargadora Isabel Cogan, relatora do recurso, destacou em seu voto que a agência ambiental não poderia adotar a teoria da responsabilização objetiva para atribuir a responsabilidade do sinistro à usina, visto que a causa do incêndio não foi identificada.

 (Imagem: Alf Ribeiro/Folhapress)

Afastada multa a usina açucareira por incêndio que começou na propriedade.(Imagem: Alf Ribeiro/Folhapress)

A magistrada afirmou que a ausência de provas de que a empresa tenha causado o incêndio, se beneficiado dele ou agido de forma omissiva "é condição que afeta a regularidade dos atos administrativos praticados e, via de consequência, a legitimação da imposição de penalidades".

A relatora ainda acrescentou que "o fato de a demandante desenvolver atividade voltada ao cultivo de cana-de-açúcar para corte e, depois, submissão ao processo industrial não redunda na conclusão lógica de que ela tomou proveito da queimada, tendo em vista, inclusive, que o processamento da cana-de-açúcar cozida tem um custo mais elevado que o da crua, de maneira que a prática de queimada acarreta, ao menos em tese, prejuízo para a usina açucareira. Além do mais, há informações nos autos de que a autora ajudou os agentes públicos no combate do incêndio, disponibilizando caminhões de sua frota e brigadistas, e de que sofreu prejuízo financeiro e produtivo em razão do evento".

Confira aqui o acórdão.

Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA
AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA

Uma gestão jurídica diferente, especializada na gestão de processos. Vantagens: Agilidade | Eficiência | Fatura única | Atendimento individualizado | Emissão de NF | Serviço auditado | Foco no cliente. Contate-nos.