MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. MPF/BA: Justiça fixa honorários de advogados

MPF/BA: Justiça fixa honorários de advogados

Da Redação

sexta-feira, 20 de julho de 2007

Atualizado às 09:30


MPF/BA

Justiça acompanhou entendimento do MPF ao considerar não-razoável a verba advocatícia

Liminar da Justiça Federal em Guanambi determinou que os honorários advocatícios não poderão exceder 20% do proveito econômico obtido nas causas relacionadas às ações com tramitação no Juizado Especial Federal no município, localizado a quase 800 Km de Salvador. A decisão acolhe parcialmente os pedidos formulados na ação civil pública proposta pelo MPF/BA contra a cobrança abusiva de honorários advocatícios no âmbito dos juizados.

Para a juíza federal Dayana de Azevedo Bião de Souza, o valor estabelecido pelos advogados é abusivo e desrespeita o Código de Ética e Disciplina da OAB, o Código de Defesa do Consumidor (clique aqui) e o Código de Processo Civil (clique aqui). A justiça decretou, ainda, a nulidade das cláusulas dos contratos que estabeleciam remuneração acima de 20%. "A remuneração dos advogados não poderá exceder, em qualquer hipótese, tal percentual", afirmou a juíza na decisão.

A juíza acompanhou o entendimento do MPF ao considerar não ser razoável a verba advocatícia com percentual que chega a atingir até a metade do proveito econômico obtido com a demanda, principalmente nas causas alimentares e de pouca expressividade econômica, como é o caso dos benefícios previdenciários fixados normalmente em um salário mínimo.

Na ação civil pública, proposta em 25 de junho último, os procuradores da República Cláudio Gusmão e Sidney Madruga pediram que o percentual fosse fixado em 15% sobre a causa como remuneração aos profissionais. O MPF requereu, ainda, que os advogados fossem obrigados a celebrar por escrito contratos de honorários advocatícios com os clientes, pedido que ficou de ser apreciado posteriormente.

N° do Processo: 2007.33.09.000620-0

_______________________

Patrocínio

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA