MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Clinica indenizará paciente que teve queloide após rinomodelação
Indenização

Clinica indenizará paciente que teve queloide após rinomodelação

A decisão destaca a falha na prestação de serviços e o sofrimento da autora, resultando em danos morais e estéticos.

Da Redação

quarta-feira, 15 de janeiro de 2025

Atualizado às 12:54

Uma clínica de estética foi condenada a indenizar paciente que desenvolveu queloide abaixo do nariz após realizar um procedimento de rinomodelação com ácido hialurônico. A sentença foi proferida pelo juiz de Direito substituto Robert Kirchhoff Berguerand de Melo, da vara Cível, de Família e de Órfãos e Sucessões do Itapoã, que determinou o pagamento de R$ 2 mil por danos morais e R$ 1,5 mil por danos estéticos.

A paciente relatou que, no dia seguinte ao procedimento, apresentou inchaço, hematomas e dores intensas. Apesar das três sessões realizadas para a retirada do produto, o quadro se agravou, com aumento do inchaço, dor, ferida exposta e secreção.

Após meses de tratamento, a paciente desenvolveu um queloide na região. Ela alega que a clínica omitiu informações sobre os possíveis efeitos adversos do procedimento.

Em sua defesa, a clínica argumentou que não há provas de que as lesões tenham sido causadas pelo procedimento, sugerindo que a paciente pode ter contraído uma infecção bacteriana ou tido reação adversa por conta do metabolismo.

A clínica também contestou a existência de dano estético, alegando ausência de deformidade, destruição ou perda de função que cause repulsa.

 (Imagem: Freepik)

Paciente que ficou com queloide após procedimento no nariz deve ser indenizada.(Imagem: Freepik)

O magistrado, ao julgar o caso, destacou que o queloide formado abaixo do nariz da mulher evidencia o resultado desfavorável do procedimento, realizado em novembro de 2020, com o queloide persistindo até, no mínimo, agosto de 2021.

Para o juiz, ficou comprovada a falha na prestação do serviço e a responsabilidade da clínica em reparar os danos.

"Inegável que o sofrimento e angústias vivenciadas pela autora decorrentes do resultado estético malsucedido (...) representam violação indevida aos direitos da personalidade da requerente."

O juiz considerou que a cicatriz elevada e espessa, mesmo que passível de correção, configura dano estético.

Confira aqui a sentença.

Patrocínio

Patrocínio

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...