MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Moraes nega recurso e Bolsonaro segue impedido de ir à posse de Trump
Nova negativa

Moraes nega recurso e Bolsonaro segue impedido de ir à posse de Trump

Ministro recusou pedido de reconsideração feito pelo ex-presidente.

Da Redação

sexta-feira, 17 de janeiro de 2025

Atualizado em 18 de janeiro de 2025 08:32

Ministro Alexandre de Moraes, do STF, manteve, nesta sexta-feira, 17, decisão que negou o pedido de Jair Bolsonaro para reaver seu passaporte e ir à posse do presidente eleito nos EUA Donald Trump. A cerimônia está marcada para segunda-feira, 20.

O pedido inicial de Bolsonaro já havia sido negado por Moraes na quinta-feira, após a PGR também manifestar-se contrária à autorização.

O ministro mencionou a existência de risco de fuga do ex-presidente, indiciado em casos como o da trama golpista de 2022.

A defesa pediu a reconsideração da decisão afirmando não haver qualquer indício de pretensão de fuga, considerando que o ex-presidente tem cumprido as cautelares impostas, mas o ministro novamente negou o pedido.

 (Imagem: Antonio Molina/Folhapress)

Moraes nega recurso e Bolsonaro segue impedido de ir à posse de Trump.(Imagem: Antonio Molina/Folhapress)

Na decisão agora mantida, S. Exa. justificou que Bolsonaro já se manifestou publicamente a favor da fuga de condenados por crimes e da permanência deles como foragidos no exterior, em especial na Argentina.

"O cenário que fundamentou a imposição de proibição de se ausentar do país, com entrega de passaportes, continua a indicar a possibilidade de tentativa de evasão do indiciado Jair Messias Bolsonaro para se furtar à aplicação da lei penal."

O ministro também considerou que não foi juntado aos autos nenhum documento que comprovasse a veracidade do convite realizado pelo presidente eleito dos EUA a Bolsonaro.

Manifestação da PGR

Ao emitir parecer, o PGR Paulo Gonet afirmou que não foi demonstrada "necessidade básica, urgente e indeclinável" de o ex-presidente sair do país. Além disso, Gonet afirmou que a viagem desejada pretendia "satisfazer interesse privado" e não se mostrava imprescindível.

Ao manter a negativa, Moraes determinou o encaminhamento dos autos à PGR para manifestação.

Leia a decisão.

Patrocínio

Patrocínio

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA