MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Segurada que omitiu uso econômico de veículo não receberá por sinistro
Indenização

Segurada que omitiu uso econômico de veículo não receberá por sinistro

Magistrado ressaltou a importância da transparência nas informações fornecidas às operadoras, uma vez que omissões podem resultar em prejuízos financeiros ao segurado.

Da Redação

sexta-feira, 17 de janeiro de 2025

Atualizado em 20 de janeiro de 2025 07:57

Por não declarar que o veículo seria utilizado para atividade econômica, consumidora não terá direito à indenização por sinistro após o roubo de seu carro usado como transporte por aplicativo. O juiz de Direito Paulo de Abreu Lorenzino, da 1ª vara do JEC de Osasco/SP, julgou improcedente o pedido de indenização contra a seguradora, considerando que a atividade não havia sido informada no momento da contratação do seguro.

De acordo com os autos, a consumidora teve seu carro roubado e, ao solicitar a indenização pelo sinistro, teve seu pedido negado pela seguradora.

O juiz responsável pelo caso destacou que, no questionário de risco, a consumidora informou que o veículo seria utilizado exclusivamente para fins pessoais. No entanto, ficou comprovado que o automóvel era utilizado por um terceiro, seu irmão, como motorista de aplicativo.

 (Imagem: Freepik)

Negada cobertura a segurada que omitiu uso do carro para trabalho.(Imagem: Freepik)

O magistrado destacou que a atividade econômica de transporte por aplicativo configura incremento do risco, sendo aplicável o art. 766 do Código Civil, que determina a perda do direito à garantia em casos de declarações inexatas ou omissão de informações relevantes para a aceitação da proposta.

"A atividade de motorista, sem duvida, aumenta o risco que não deve ser suportado pela seguradora, dado que não contratada para cobertura deste tipo de sinistro."

Diante disso, o pedido de indenização foi negado.

O escritório Mascarenhas Barbosa Advogados atuou na causa.

Confira aqui a sentença.

Mascarenhas Barbosa Advogados

Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA