MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. TRF-1: INSS pagará benefício a idoso com deficiência e pobreza extrema
Assistência

TRF-1: INSS pagará benefício a idoso com deficiência e pobreza extrema

Colegiado reconheceu situação de vulnerabilidade econômica de beneficiário que reside em instituição de idosos sem suporte financeiro familiar.

Da Redação

domingo, 2 de fevereiro de 2025

Atualizado às 08:15

A 9ª turma do TRF da 1ª região manteve decisão que concedeu BPC - Benefício de Prestação Continuada a idoso com deficiência, com efeitos retroativos desde a DER - Data de Entrada do Requerimento, diante da comprovação de situação de extrema pobreza.

Após solicitação do benefício, o INSS negou sob o argumento de que a hipossuficiência econômica não havia sido demonstrada. Além disso, defendeu que a correção monetária fosse realizada pela TR - Taxa Referencial e que a data de início do pagamento fosse posterior à DER.

Em 1ª instância, o juízo da vara das Fazendas Públicas de Inhumas/GO concedeu o benefício com efeitos retroativos. Após a decisão, foi anexado aos autos documento que comprovou que o beneficiário reside em instituição de longa permanência para idosos, em que as despesas são custeadas pela própria entidade devido à ausência de pagamento por parte de familiares. O INSS recorreu da sentença.

 (Imagem: Antonio Molina/Folhapress)

INSS pagará BPC a idoso em situação de vulnerabilidade (Imagem: Antonio Molina/Folhapress)

Em sede recursal, o relator, juiz Federal convocado Paulo Roberto Lyrio Pimenta, ressaltou o art. 203, V, da CF, que garante benefício assistencial à pessoa com deficiência que não possui meios de prover sua própria manutenção.

Nesse sentido, reconheceu que, além de a perícia médica comprovar o estado de saúde do beneficiário, a condição de residente em instituição de idosos sem suporte financeiro familiar confirma a sua situação de vulnerabilidade econômica.

O magistrado também destacou o art. 1º da lei 11.430/06, que dispõe o INPC como índice de ajuste de benefícios previdenciários, negando o pedido de correção pela TR. Além disso, reforçou que a data de início só pode ser posterior à DER quando não houver requerimento administrativo, o que não é o caso.

“A citação válida informa o litígio, constitui em mora a autarquia previdenciária federal e deve ser considerada como termo inicial para a implantação da aposentadoria por invalidez concedida na via judicial quando ausente a prévia postulação administrativa (...) Extrai-se, daí, que a DIB dos benefícios previdenciários deve ser fixada em data posterior apenas quando ausente o requerimento administrativo." 

Leia o acórdão.

Patrocínio

Patrocínio

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

ANDRIA ARAUJO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ANDRIA ARAUJO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ANDRIA ARAUJO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

instagram
FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA