MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. OAB/SE vai ao CNJ contra mudança de horário em Fórum

OAB/SE vai ao CNJ contra mudança de horário em Fórum

x

Da Redação

segunda-feira, 23 de julho de 2007

Atualizado às 09:24


Resolução

OAB/SE vai ao CNJ contra mudança de horário em Fórum

Por considerar a decisão do Tribunal de Justiça "um ato autoritário com tintas de desvio de finalidade e um verdadeiro atentado à ineficiência administrativa", o presidente da OAB de Sergipe, Henri Clay Andrade, entrará com representação junto ao CNJ contra resolução do TJ que modifica horário de funcionamento do Fórum Gumersindo Bessa e mantém restrição no horário de atendimento à população e aos advogados no Poder Judiciário. Segundo termos da referida resolução, a partir de primeiro de agosto, o horário de funcionamento do Fórum Gumersindo Bessa será das 7h às 13h e dos fóruns do interior das 8h às 14h. Os Juizados Especiais e o TJ também funcionarão no turno matutino.

Henri Clay Andrade tentou convencer o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Artêmio Barreto, a revogar a resolução, mas não obteve êxito. Na quarta-feira, o pedido de reconsideração formulado pela OAB/SE foi negado, por maioria, pelo pleno do TJ. Somente a desembargadora Marilza Maynard votou a favor do pleito da advocacia. Até Roberto Porto, que se tornou desembargador pelo quinto constitucional na vaga destinada aos advogados, sequer ouviu as ponderações da entidade, sendo insensível às agruras e aos anseios da advocacia sergipana. "Isso serve como lição para nós, advogados", ressaltou Henri Clay.

A mudança de horário de funcionamento do Fórum Gumersindo Bessa, que a partir de primeiro de agosto funcionará das 7h às 13h, quebrando uma tradição de mais de 50 anos, causa dificuldades insuperáveis de trabalho aos promotores de justiça e aos advogados e ainda inviabiliza os contratos dos estudantes de direito que fazem estágio no Poder Judiciário e no Ministério Público. Com a padronização do horário de funcionamento dos fóruns em todo o Estado de Sergipe para o turno da manhã, haverá atrasos dos processos judiciais em decorrência de inevitáveis adiamentos de audiência face ao choque de horário, o que tornará ainda mais lento o Judiciário, prejudicando toda a sociedade sergipana.

Apesar de todas essas graves consequências, o TJ, desconsiderando os fundamentos da OAB/SE e do Ministério Público, resolveu imperialmente manter a resolução, sob o argumento de que tem autonomia para determinar o horário de funcionamento dos fóruns e, por motivação, terá a economia de cerca de R$ 270 mil por ano em energia elétrica e consumo de água, o que representa apenas um pouco mais de 0,1% do que arrecada o Poder Judiciário, que é cerca de R$ 200 milhões anualmente.

Para o presidente da OAB/SE os argumentos são risíveis e configura claro desvio de finalidade. "Não se pode economizar em prejuízo da atividade precípua da justiça, que é a solução eficiente do conflito social. A tramitação dos processos vai tornar-se ainda mais lenta e isso prejudica o povo, contribuindo para enfraquecer a legitimidade do Poder Judiciário", comenta Henri Clay.

A Procuradora Geral de Justiça, Maria Cristina Foz Mendonça, também enviou ofício ao Presidente do TJ, desembargador Artêmio Barreto, demonstrando a total inviabilidade do Ministério Público em exercer a sua atividade institucional, devido à quantidade insuficiente de promotores de justiça para atuar em todo o Estado de Sergipe no mesmo turno.

______________

Patrocínio

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...