MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. TJ/SP anula sentença arbitral por árbitro omitir relação com advogado
Arbitragem

TJ/SP anula sentença arbitral por árbitro omitir relação com advogado

Decisão reconheceu quebra da imparcialidade e anulou julgamento arbitral.

Da Redação

terça-feira, 11 de fevereiro de 2025

Atualizado às 12:01

A 27ª câmara de Direito Privado do TJ/SP anulou sentença arbitral após considerar a quebra do dever de revelação por parte de um dos árbitros do caso. A decisão reconheceu que o árbitro omitiu informações relevantes sobre sua relação profissional com um dos advogados envolvidos no processo.

O pedido de anulação da sentença arbitral foi baseado na alegação de que o árbitro inicialmente declarou não possuir qualquer vínculo com o advogado da parte adversária.

No entanto, no decorrer do procedimento, revelou ter atuado conjuntamente com ele em outro tribunal arbitral e que também o havia indicado para presidir uma arbitragem anterior.

 (Imagem: Freepik)

TJ/SP anula sentença arbitral por falta de revelação de árbitro.(Imagem: Freepik)

A decisão destacou que "o dever de revelar não se limita ao período da indicação e aceitação dos árbitros pelas partes, mas perdura durante todo o processo arbitral", sendo fundamental para garantir a imparcialidade do tribunal arbitral.

O relator do caso, desembargador Alfredo Attié, considerou que a falta de revelação prévia sobre o relacionamento profissional entre o árbitro e o advogado da parte contrária gerou uma dúvida objetiva sobre a imparcialidade do julgamento arbitral.

O tribunal entendeu que esse fato violou os princípios da boa-fé objetiva e da transparência no procedimento arbitral.

Com base na lei de arbitragem (9.307/96), o colegiado determinou a nulidade da sentença arbitral, fundamentando sua decisão nos incisos II e VIII do artigo 32, que estabelecem a nulidade de sentenças arbitrais proferidas por árbitros que não poderiam atuar no caso ou que desrespeitem princípios fundamentais do processo.

Assim, o colegiado julgou a ação procedente para anular a sentença arbitral.

O escritório Reis, Souza, Takeishi & Arsuffi Advocacia Empresarial atua no caso.

Acesse a decisão.

Reis, Souza, Takeishi & Arsuffi Sociedade de Advogados

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

NIVIA PITZER SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
NIVIA PITZER SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

NIVIA PITZER SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

instagram
Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia

Escritório de advocacia Empresarial, Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia atua nas áreas Civil, Tributária e Trabalhista. Presta consultoria em diversos segmentos da Legislação Brasileira, tais como: Escrita Fiscal, Processo Civil e Alterações do Novo Código de 2002, Falências,...