MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Senado analisa PL para regulamentar pix e reforçar proteção de dados
Regulamentação

Senado analisa PL para regulamentar pix e reforçar proteção de dados

Proposta busca consolidar sigilo bancário e fiscal, equiparando pagamento via Pix ao dinheiro em espécie.

Da Redação

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2025

Atualizado às 11:16

O Senado deve analisar o PL 244/25 que propõe regulamentar o SPI - Sistema de Pagamentos Instantâneos, incluindo o pix, com foco na segurança de dados financeiros e na preservação da infraestrutura digital pública.

De autoria do senador Mecias de Jesus, a proposta visa garantir maior privacidade e proteção contra abusos de normas infralegais.

 (Imagem: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

Senado analisa projeto para regulamentar Pix e reforçar proteção de dados financeiros.(Imagem: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

Segundo o texto, o uso do SPI e do pix deve respeitar diretrizes claras para proteger a privacidade dos dados financeiros e assegurar a segurança nas transações.

O PL também sugere que o pagamento via pix seja considerado equivalente ao pagamento em espécie, conforme a lei 13.455/17, e que não haja incidência de tributos sobre essas transações.

Outro ponto central do projeto é a proibição de regulamentações infralegais que possam comprometer os direitos dos contribuintes, especialmente no que diz respeito ao sigilo bancário e fiscal.

O texto ainda determina que autoridades administrativas devem implementar medidas de proteção a essas informações, prevendo punições em caso de descumprimento.

O Banco Central é indicado como responsável por regulamentar e implementar ações que assegurem a privacidade no SPI, em conformidade com a LGPD - Lei Geral de Proteção de Dados, além de manter a infraestrutura digital pública preservada.

De acordo com Mecias de Jesus, a proposta busca consolidar os direitos fundamentais, como o sigilo bancário e fiscal, fortalecendo a proteção de dados pessoais no ambiente digital.

"O projeto busca estabelecer diretrizes claras para a gestão de dados financeiros e fiscais, prevenindo abusos decorrentes de normas infralegais que possam comprometer direitos fundamentais dos cidadãos", destacou o senador.

O PL segue aguardando encaminhamento para as comissões do Senado. Se aprovado, será enviado para análise na Câmara dos Deputados.

Com informações da Agência Senado.

Patrocínio

Patrocínio

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA