MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. STJ: Corte Especial fixa que lei de feriado local se aplica a recurso anterior
Prazo flexibilizado

STJ: Corte Especial fixa que lei de feriado local se aplica a recurso anterior

Decisão reforçou correção de erros processuais e resolução do mérito.

Da Redação

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2025

Atualizado às 13:59

A Corte Especial do STJ decidiu que a lei 14.939/24, que flexibiliza a exigência de comprovação de feriado local em processos judiciais, deve ser aplicada também a processos iniciados antes de sua vigência.

Colegiado entendeu que, por se tratar de norma processual, a lei deve ter aplicação imediata, conforme o art. 14 do CPC/15.

A referida lei alterou o CPC para dispor que, caso o recorrente não comprove a existência de feriado local que justifique a interposição do recurso após o prazo regular, o tribunal deve determinar a correção da falha, ou até mesmo desconsiderar a omissão se a informação constar no processo eletrônico.

Anteriormente, a comprovação do feriado local era obrigatória no ato da interposição do recurso, sob pena de intempestividade.

"Ante sua natureza processual, a nova lei deve ser aplicada de imediato, inclusive aos recursos anteriores à sua vigência, por força do artigo 14 do CPC/2015", afirmou o ministro Antonio Carlos Ferreira, relator do caso.

 (Imagem: AdobeStock)

Corte Especial do STJ define que nova regra sobre feriado local se aplica a recursos já interpostos.(Imagem: AdobeStock)

O ministro relator destacou que a nova lei não alterou os requisitos de admissibilidade recursal, mantendo a exigência de comprovação da suspensão do expediente forense no local de protocolo do recurso.

A inovação legislativa, segundo o ministro, foi a criação de uma incumbência para o poder Judiciário, sem prazo específico para seu cumprimento.

"Em tal contexto, salvo se houver coisa julgada formal sobre a comprovação de feriado local e ausência de expediente forense, a corte de origem e o tribunal ad quem, enquanto não encerrada a respectiva competência, estarão obrigados a determinar a correção do vício", ressaltou.

Antonio Carlos Ferreira explicou que, em casos de decisões monocráticas que declaram a intempestividade do recurso por falta de comprovação de feriado local, o relator do agravo interno ou regimental deverá determinar que o agravante comprove o fato no prazo legal.

Caso o interessado já tenha juntado documento idôneo, será dispensada nova intimação, dando-se prosseguimento regular ao processo.

Para o ministro, o princípio da primazia da resolução de mérito, presente em diversos dispositivos do CPC/2015 - como os arts. 4º, 6º, 139, IX, 932, parágrafo único, e 938, parágrafo 1º -, deve ser prestigiado.

"Sempre que possível, portanto, a interpretação das normas processuais em vigor deve se aproximar da solução da lide em seu mérito, afastando o excessivo rigor formal", concluiu.

Leia a decisão.

Patrocínio

Patrocínio

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA