MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Câmara: PL dispensa advogado de custa antecipada em execução de honorários
Pagamento postergado

Câmara: PL dispensa advogado de custa antecipada em execução de honorários

Projeto já recebeu parecer favorável da CCJC e segue para votação no Plenário.

Da Redação

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2025

Atualizado às 15:06

Tramita na Câmara dos Deputados projeto que visa alterar o CPC para dispensar advogados do pagamento antecipado de custas processuais em ações de cobrança e em execuções de honorários.

O PL 4.538/21 de autoria da deputada Renata Abreu, originalmente previa a isenção total das custas para advogados em execuções de honorários.

No entanto, ao tramitar no Senado, a redação foi alterada para prever a dispensa apenas do pagamento antecipado.

Segundo o novo texto, o art. 82 do CPC passaria a contar com um § 3º, estabelecendo que "nas ações de cobrança por qualquer procedimento, comum ou especial, bem como nas execuções ou cumprimentos de sentença de honorários advocatícios, o advogado ficará dispensado de adiantar o pagamento de custas processuais e caberá ao réu ou executado suprir, ao final do processo, o seu pagamento, se tiver dado causa ao processo".  

Mudança evita inconstitucionalidade  

O Senado optou pela modificação do texto inicial para evitar uma possível inconstitucionalidade. O relator na Casa, Antonio Anastasia, apontou que a União não tem competência para conceder isenção de custas judiciais estaduais, uma vez que estas são instituídas pelos próprios Estados.

A cobrança das custas é classificada como taxa pelo STF e, portanto, sujeita ao regime jurídico-tributário.  

Com a alteração, o projeto deixa de tratar a questão como uma isenção de custas e passa a permitir apenas que o advogado não precise adiantar esse pagamento, sendo a responsabilidade transferida para a parte que deu causa ao processo.  

 (Imagem: Vinicius Loures/Câmara dos Deputados)

Projeto que dispensa advogados de adiantamento de custas processuais em ação de honorários aguarda votação no plenário da Câmara dos Deputados.(Imagem: Vinicius Loures/Câmara dos Deputados)

Apoio na Câmara 

Na Câmara, o substitutivo é relatado pelo deputado Rubens Pereira Júnior, que defendeu a mudança, argumentando que a proposta preserva o direito dos advogados sem ferir o equilíbrio federativo.

Segundo ele, a medida é necessária para evitar que os advogados, além de não receberem pelos serviços prestados, ainda tenham que arcar com custos processuais antecipadamente.  

"Quando a execução de honorários é frustrada e não há bens do devedor para cobrir o pagamento, o advogado não apenas perde a remuneração pelo serviço prestado, mas também assume o ônus de ter antecipado as custas judiciais" justificou o relator.  

Trâmite

A proposta teve parecer favorável da CCJC, que considerou o projeto constitucional, juridicamente adequado e tecnicamente correto.  Agora, deve seguir para apreciação do Plenário.

Em pauta

Conforme noticiado pelo portal Congresso em Foco, a Câmara dos Deputados inicia seus trabalhos nesta terça-feira, 18, com uma pauta extensa, incluindo projetos que aguardam votação há anos.

A semana será concentrada nas votações em Plenário, pois as comissões ainda não foram definidas devido a negociações entre os partidos, com previsão de definição apenas após o Carnaval.  

Entre os destaques, estão:  

No Senado, ainda não há pauta definida para a semana.  

Patrocínio

Patrocínio

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA