MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Advocacia predatória: Juiz extingue processo sem procuração específica
Revisão contratual

Advocacia predatória: Juiz extingue processo sem procuração específica

Decisão apontou descumprimento de exigências processuais e irregularidade na procuração.

Da Redação

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2025

Atualizado às 07:24

O juiz de Direito Pedro Guarda, da 1ª vara Judicial de Anicuns/GO, extinguiu ação revisional de contrato bancário ao reconhecer indícios de advocacia predatória. O magistrado fundamentou a extinção na ausência de regularização da procuração e na falta de comparecimento pessoal do autor para confirmar a ciência do ajuizamento da demanda.

O consumidor da ação buscava a revisão de contrato com o banco BV, alegando cláusulas abusivas. A instituição, em sua contestação, levantou três preliminares: impugnação ao valor da causa, impugnação ao pedido de justiça gratuita e suspeita de advocacia predatória.

O magistrado afastou as duas primeiras preliminares, mas determinou que o autor apresentasse procuração específica para o ajuizamento da ação, com firma reconhecida ou lavrada por instrumento público, além de comparecer pessoalmente ao cartório para confirmar a ciência da ação.

O prazo concedido foi de cinco dias, sob pena de extinção do processo. No entanto, o autor não cumpriu a determinação judicial, não compareceu ao cartório e não regularizou a procuração exigida.

Diante disso, o juiz declarou extinta a ação, sem resolução do mérito. O magistrado destacou que a medida foi adotada para evitar a litigância predatória e proteger a dignidade da justiça.

 (Imagem: Freepik)

Juiz extingue processo por não ter procuração com firma reconhecida.(Imagem: Freepik)

O juiz citou o artigo 139, inciso III, do CPC, que permite ao juiz prevenir e reprimir atos contrários à dignidade do processo e indeferir postulações meramente protelatórias.

"A exigência declinada pelo magistrado sentenciante está embasada no seu poder geral de cautela previsto no artigo 139, inciso III do CPC. Em que pese a justificativa apresentada pela parte autora, ela não traz argumento sólido de qual seria a sua dificuldade para exibir os documentos exigidos na origem", afirmou.

A sentença também mencionou precedentes do TJ/GO, que validam a exigência de procuração específica para evitar fraudes e ajuizamento indiscriminado de ações sem consentimento real dos consumidores.

Diante disso, a ação foi extinta sem resolução do mérito.

  • Processo: 5545210-36.2024.8.09.0010

Veja a decisão.

Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA