MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Moraes derruba sigilo de delação de Mauro Cid; veja a íntegra
Trama golpista

Moraes derruba sigilo de delação de Mauro Cid; veja a íntegra

Decisão permite acesso dos denunciados aos depoimentos do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro e abre prazo para defesa.

Da Redação

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2025

Atualizado em 21 de fevereiro de 2025 09:36

O ministro do STF, Alexandre de Moraes, determinou nesta quarta-feira, 19, a derrubada do sigilo da colaboração premiada do tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro.

Para o relator, a denúncia da PGR contra Bolsonaro e outros 33 investigados encerrou a fase de apuração no inquérito que investiga a tentativa de golpe de Estado.

 (Imagem: Pedro Ladeira/Folhapress)

Ministro do STF, Alexandre de Moraes, determina fim do sigilo da delação de Mauro Cid e permite acesso dos denunciados ao conteúdo.(Imagem: Pedro Ladeira/Folhapress)

Conforme Moraes, "não há necessidade de manutenção desse sigilo", uma vez que a denúncia já foi apresentada pelo procurador-geral da República, Paulo Gonet, sendo necessário garantir "a garantia do contraditório e da ampla defesa" dos denunciados.

Assim, todos os 34 investigados poderão ter acesso à delação firmada entre Cid e a Polícia Federal em 2024.

No mesmo despacho, Moraes fixou prazo de 15 dias para que os denunciados apresentem suas manifestações sobre a acusação da PGR. A 1ª turma do STF decidirá se aceita ou rejeita a denúncia apenas após a conclusão desse prazo. Caso acolhida, os envolvidos se tornarão réus.

"Os prazos serão simultâneos a todos os denunciados, inclusive ao colaborador, uma vez que, somente os réus — uma vez instaurada eventual ação penal — têm o direito de apresentar alegações finais após a manifestação das defesas dos colaboradores."

Entenda o caso

Nesta terça-feira, 18, a PGR apresentou denúncia ao STF contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e ex-integrantes de seu governo, acusando-os de integrar uma organização criminosa para atentar contra a democracia e planejar um golpe de Estado.

Segundo a peça acusatória, o grupo buscava impedir a posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva e manter Bolsonaro no poder à revelia do resultado das eleições de 2022.

De acordo com o documento, Bolsonaro e aliados, entre eles militares e ex-ministros, iniciaram, ainda em 2021, uma série de ações para desacreditar o sistema eleitoral e criar condições para uma intervenção militar.

O MPF sustenta que a organização criminosa "utilizou violência e grave ameaça com o objetivo de impedir o regular funcionamento dos Poderes da República e depor um governo legitimamente eleito".

A peça aponta que os denunciados foram responsáveis pela escalada de desinformação sobre as urnas eletrônicas, ataques às instituições democráticas e tentativa de cooptação de militares para aderirem a um plano golpista.

Leia a decisão de Moraes.

Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA