MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. "Bloco do Respeito": CNJ faz campanha de conscientização nas redes
Proteção

"Bloco do Respeito": CNJ faz campanha de conscientização nas redes

O objetivo é assegurar que o Carnaval ocorra respeitando os direitos fundamentais de crianças e mulheres.

Da Redação

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2025

Atualizado às 11:12

Em todo o país, os tribunais intensificaram esforços para garantir a proteção de crianças, adolescentes e mulheres durante o Carnaval. O CNJ participa ativamente com o "Bloco do Respeito", uma campanha que visa à conscientização e à prevenção de violações de direitos dessa faixa etária.

Pelo segundo ano consecutivo, a campanha ocorrerá de 27 de fevereiro a 6 de março, com o slogan "A proteção é o enredo da nossa folia", com foco na prevenção de abusos contra crianças e adolescentes. 

A campanha orienta os pais a colocarem pulseiras identificadoras nas crianças durante as festas e reforça a importância dos canais de denúncia. Além disso, destaca a igualdade e o respeito aos direitos humanos.

Em 2025, a ação conta com a colaboração de parceiros como o Instituto Alok, ONU Brasil, Ministério dos Direitos Humanos, TST e a Prefeitura de Salvador.

 (Imagem: Reprodução/CNJ)

CNJ leva a campanha #blocodorespeito para proteger crianças e adolescentes no Carnaval.(Imagem: Reprodução/CNJ)

O TJ/PE lançou a campanha "Olho nas Crianças", alertando pais e responsáveis sobre os cuidados com os menores durante o Carnaval. Equipes especializadas atuam nos polos festivos, orientando a população e distribuindo materiais informativos.

O TRT da 6ª região adotou uma abordagem irreverente com a criação de blocos fictícios, como "Balança, mas não trabalha" e "Deixa Brincar", para conscientizar sobre o trabalho infantil e divulgar canais de denúncia, como o Disque 100.

A vara da Infância e da Juventude do TJ/AP estabeleceu regras para a participação de crianças em eventos carnavalescos, incluindo horários específicos e a obrigatoriedade de acompanhamento por responsáveis.

No Rio de Janeiro, o TRT da 1ª região, em parceria com outras instituições, lançou a campanha "Carnaval sem Trabalho Infantil e com Trabalho Seguro", com o slogan "Criança protegida, folia garantida". O objetivo é combater o trabalho infantil, prática que, segundo o MPT, tem aumento médio de 38% nas notificações em todo o país durante o Carnaval.

O TJ/BA lançou a campanha "Dicas de Cuidados com Crianças e Adolescentes", com apoio de artistas baianos, e a ação "Justiça, Proteção e Respeito: Conte com o TJ/BA", reforçando a atuação do Judiciário em apoio à população vulnerável.

Além das ações voltadas à infância, os tribunais promoveram iniciativas para combater a violência contra a mulher. O TJ/GO realizou o bloco "Nem Vem", que alia diversão e conscientização sobre a violência de gênero.

No Ceará, o TJ/CE lançou a campanha "Carnapaz", incentivando denúncias e divulgando informações sobre a rede de apoio às vítimas. Na Bahia, a campanha "Oxe, Me Respeite" engajou foliões na luta pelo respeito e igualdade.

Patrocínio

Patrocínio

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA