MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. CEDES completa 21 anos em 2025 e expande sua atuação acadêmica
Mestrados

CEDES completa 21 anos em 2025 e expande sua atuação acadêmica

A organização encontra-se apta a pleitear a aprovação do projeto de Doutorado Profissional em Direito.

Da Redação

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2025

Atualizado às 15:55

 (Imagem: Reprodução/CEDES)

Vice-presidente da República e presidente do CEDES.(Imagem: Reprodução/CEDES)

O CEDES – Centro de Estudos de Direito Econômico e Social, que, em 2025, completa 21 anos, é um think tank sem fins lucrativos, dedicado a pesquisar temas jurídico-econômicos de importância para o Brasil. Há cinco anos, obteve autorização do Ministério da Educação/CAPES para oferecer mestrado profissional em Direito, Justiça e Impactos na Economia. Essa espécie de mestrado distingue-se pela aplicação direta do conhecimento, buscando, sem descurar a pesquisa pura, adaptá-la em soluções concretas e inovadoras para desafios reais e imediatos do mercado e do Sistema de Justiça.

O CEDES já outorgou cerca de quarenta títulos de mestre a profissionais mid-career (magistrados, promotores, procuradores, registradores, advogados etc.), que desejam aprimorar suas competências para uma aplicação incontinente. A outorga deu-se após cada qual ter sido aprovado em disciplinas, bem como ter publicado ao menos dois artigos e uma dissertação.

Tendo a nota recebida quando da autorização do mestrado sido recentemente aumentada em razão de sua evolução, o CEDES encontra-se apto a pleitear a aprovação do projeto de Doutorado Profissional em Direito, com ênfase em questões jurídicas e socioambientais, essenciais no contexto brasileiro atual.

Na audiência concedida pelo dr. Geraldo Alckmin, vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, aos dirigentes do CEDES João Grandino Rodas e Thomas Law, discutiu-se, além da relevância dos programas de mestrado e doutorado profissionais, o papel da educação internacional, que expande os horizontes acadêmicos e permite o conhecimento prático dos métodos do Direito Comparado e da Análise Econômica do Direito.

Informou-se ao vice-presidente que, aos alunos do CEDES, possibilitou-se, nos últimos quatro anos, a aquisição de créditos presenciais nas Universidades de Salamanca, de Bolonha e de Zhejiang, na China. Também foi destacado que o CEDES, tanto como think tank quanto como Instituição de Ensino Superior, coloca-se à disposição do Poder Público, em suas diversas esferas, para participar do debate de temas jurídicos, econômicos e sociais, oferecendo, assim, contribuição para a construção de soluções inovadoras e eficazes aos desafios contemporâneos.

CEDES - Centro de Estudos de Direito Econômico e Social

 

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS tem atuação na área empresarial trabalhista